Andar pela cidade e sentir o cheiro de carne grelhada é fantástico. Os turcos tem uma cozinha maravilhosa, muita carne, peixe, legumes e iogurte fazem com que os pratos agradem a todos.
Sao muitos pratos rápidos com uma base similar a uma pizza bem fininha, que pode ser um Pide ou Pizza Turca com recheio de carne moída de carneiro, ovos e com sabor delicioso.
O kebab é o mais tradicional, prato com carne que pode ser preparado de várias maneiras, com diferentes acompanhamentos e tipos de carne. Pode ser no espeto, tipo kafta, ou como almondegas achatadinhas ou ainda cortada em lascas finas.
O pão está presente em todas as refeições e é delicioso, fininho com casquinha dos dois lados e há tambem outros pães como o italiano e até um que lembra o nosso pão francês. O café da manhã é fantástico, pães, chá (feito em uma chaleira de dois andares), vários tipos de queijo, geleias, ovos, folhados de espinafre, guslume (como uma panqueca de massa fininha recheada com carne ou espinafre e queijo), além é claro do pepino, tomate e pimenta doce, que são comidos crus e são muito apreciados por eles. Não oferecem leite nem frios como presunto ou similares.
Usualmente tomam o chá no café da manhã e depois seguem tomando chá e café turco ao longo do dia, que aliás é bem saboroso. Feito de forma diferente. Mistura-se o pó de café (que é moído bem fino) na agua fria, aquece e serve. Para tomar precisa esperar o pó decantar, pois não é filtrado… e acredite, é bem saboroso!
Há uma bebida chamada Ayran, à base de iogurte, líquida e salgada que também faz parte de seus costumes consumi-la junto aos salgados ou pela manhã.
Eles consomem um arroz tipo Bulgur, mais escuro, como se fosse o integral ou um grão de trigo e tem um sabor delicioso.
A carne mais utilizada é a de cordeiro, depois gado e depois frango, como país muçulmano não oferta carne de porco e seus derivados. O preço é elevado, sendo a carne de gado a mais cara.
No mercado encontramos muitas frutas e verduras, mas o melhor é comprar diretamente na feira, onde há grande oferta e tudo é muito fresco e de ótima qualidade a um preço maravilhosamente melhor do que na Europa. Toda a semana experimentamos algo diferente, o aspargo do mar, o espinafre, que é bem diferente do nosso, a cenoura roxa, da cor da beterraba, e assim vamos conhecendo novos sabores.
Aqui a produção de nozes é bem significativa e há grande oferta de todos os tipos de nozes, amêndoas e frutas secas… Sensacional poder experimentar tudo isso e mais os temperos e chás que tem uma quantidade incrível de sabores.
Os doces também são ótimos, muitos com base de massa folhada recheados com nozes e pistache e outros a base de gergelim, mesmo sem usarem o nosso gostoso leite condensado, os doces aqui são saborosos e irresistíveis.
As bebidas alcóolicas tem preço elevado, já sabíamos disso, por ser um país com maioria muçulmana. A bebida tradicional é o Raki, que diluído em água fica com uma cor esbranquiçada (como o Ouzo da Grécia, feito com anis) e também há um produção de vinho, herdada dos gregos que ocuparam esta área em tempos remotos.
Com todas essas opções não estamos com nenhuma dificuldade em manter uma alimentação saudável e balanceada a bordo da Pharea. Muito bom estar aqui na Turquia e experimentar seus sabores, creio que sairemos daqui mais gordinhos 😍 Namastê 🙏🏻🇹🇷
05 de novembro de 2021. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Yalikavak, Turquia 🇹🇷
(Post n° 400)
Cacilda e Renato!!! Me deliciei novamente com seu relato. Estive em Istanbul em 2018 e vi quase tudo isto que você relatou!!! Que saudades!!! Moatrei seu relato para a Jussara, minha esposa, que é Libanesa por parte de avós maternos. Ela conhece parte desta culinária e se adorou também.
Continuamos aqui viajando com vocês e conhecendo os detalhes destes lugares maravilhosos.
Grande abraço
Euclesio
CurtirCurtir
Obrigada Euclesio! Já sabe então que a comida é muito boa e tudo muito limpo. Ainda não estivemos em Istanbul, mas todos os relatos que vimos levam a crer que é fantástica!
CurtirCurtir
Pingback: Comida turca: uma delícia! – CURIOSIDADES NA INTERNET