Conhecendo ítaca, terra de Odisseu, Grécia 🇬🇷

Saímos da ilha de Kefalonia e seguimos a nordeste para a ilha de Ítaca, na sua capital Vathy, famosa mundialmente como a casa de Odisseu, da Odisséia de Homero. Ítaca simboliza o retorno ao refúgio, a descoberta e a realização.
A chegada em Ítaca é belíssima, passando entre elevadas montanhas (que nos lembraram a paisagem de Montenegro) e chegando a uma fechada baía em forma de U e com pier no entorno de toda a orla, onde atracam principalmente veleiros de charter, aqui em grande número e também há um espaço diferenciado para atracação de grandes iates de luxo.
A baía é bem movimentada e a pequena cidade oferece muitos bares e restauranes, alguns bem típicos e com ótima comida e lojas de souvenirs com artesanato local.
IMG-20210821-WA0005
Aqui reencontramos amigos queridos, a Trixi e o Ditmar, um casal de alemães na casa dos 60 e poucos anos, velejando e aproveitando muito a vida. Nós os conhecemos em Monastir e por lá fizemos muitos churrascos juntos. Até porque o Ditmar é o que chamamos de: bom gourmet,  aprecia muito uma boa comida.
Maravilhoso reencontrá-los aqui e desfrutar também da doce companhia da Caroline e dos amigos Karina e Andy. No mar as amizades são muito espontâneas e naturais e a cada ancoragem cresce o numero de amigos e é realmente gostoso reencontrar com eles de tempos em tempos, muito embora, estamos sempre conectados através das mídias sociais.
Tivemos um dia de praia muito gostoso, praia de seixo rolado, sem areia e com um visual incrível. Fomos a pé, sobe morro, desce morro, denovo… mas foi muito legal passar pelas casas ao longo da estrada, ver praticamente todos os quintais com a varanda coberta por parreirais de uva ao invés de telhas e tivemos o privilégio de ganhar cachos de uva, colhidos da varanda de uma casa quando paramos para apreciar o parreiral.
IMG-20210820-WA0004IMG-20210820-WA0001
Nestes lugares com muita história, frequentemente nos pegamos imaginando como eram as coisas, que pessoas já andaram pelos mesmos caminhos e lugares que estamos agora. Ítaca tem uma história riquíssima por ser a terra natal de Odisseu, personagem do poema épico: A Odisséia, de Homero.

Trata-se de um poema elaborado ao longo de séculos de tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII a.C. e conta que quando Odisseu partiu para dias gloriosos em Tróia, sua amada esposa, Penélope, foi deixada sozinha e despertou involuntariamente a vontade dos homens por uma linda rainha. Em pouco tempo, o palácio estava cheio de pretendentes odiosos que flertavam com a rainha persistentemente. Além disso, fizeram Penélope prometer que se casaria com um deles. Para mantê-los afastados, ela teve uma ideia: prometeu um casamento com o melhor deles quando tivesse acabado de tecer uma mortalha. Então, ela passava o dia tecendo e a noite desfiando. Assim fazendo, ela conseguiu ficar longe dos pretendentes por 20 anos inteiros, até que Odisseu voltasse para Ítaca.

odisseiaJá Odisseu, após a derrota dos troianos, iniciou uma viagem de dez anos de volta para Ítaca onde a sua mulher o esperava com uma fidelidade obstinada, apesar da demora. Essa viagem mereceu a criação por Homero do poema épico Odisseia, na qual são narradas as aventuras e desventuras de Odisseu e sua tripulação desde que deixam Tróia, algumas causadas por eles e outras devido à intervenção dos deuses. Um de seus mais famosos ardis de Odisseu foi a estratégia da construção de um cavalo de madeira, que permitiu a entrada dos exércitos gregos na cidade de Tróia.
A Guerra de Troia foi, de acordo com a mitologia grega, um grande conflito bélico entre os aqueus das cidade-estados da Grécia e Tróial, possivelmente ocorrendo entre 1 300 a.C. e 1 200 a.C. (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo).

Dia 19 de agosto de 2021. Morando a borda da SV Pharea, Ítaca, Peloponeso, Grécia.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s