Levantamos âncora da bela Ítaca e já estamos novamente carregados de uma ansiedade positiva de velejar neste mar azul anil e descobrir um novo lugar e suas características.
Assim chegamos na Ilha de Zakynthos e ancoramos no lado de fora da baía em frente a cidade de Zante, sua capital e principal porto. Dentro da baia há uma estação onde funciona um grande ferry boat (pessoas, carros, caminhões…) e um grande pier, para os barcos de pesca e a marina pública.
Quando olhamos a cidade também parecia ser nova, a mesma impressão que tivemos em Argostoli e Itaca. Aqui também, depois do terremoto de 1953 começaram as obras de reconstrução e agora parece uma cidade moderna para o turista, uma cidade que se expande para o interior e tem um charme especial na arquitetura marcante dos tempos em que pertenceu ao Reino de Veneza, de 1497 a 1797.
Marcante sentir este lado verde da Grécia, que é a região do Peloponeso, com lhas verdejantes, vales férteis, clima temperado, belas praias e cavernas no entorno da ilha.
Aqui conhecemos o Mario, a Alexandra e a Cacau. Um querido casal de portugueses ávidos por falar português e assim compartilhamos um tempo juntos, conhecemos seu barco e sua mascote, uma linda e carinhosa Cooker, a Cacau.
Eles estão em período sabático e pretendem deixar o barco numa marina na Grécia e voltar para Portugal para as festas de Natal, porém estão preocupados em como embarcar a Cacau, que como não é de pequeno porte, deve ir no compartimento de carga… e todo o dono de pet se preocupa com isto, é claro.
No quinto dia ancorados o vento apertou e o Renato decidiu ir para a marina pública, para ficarmos mais seguros. Levantamos âncora da parte de fora da baía onde estávamos e fomos para a marina pública no pier da cidade e eu e a Karina aproveitamos para lavar as roupas na máquina, usando a água do pier e a sobra de energia do Tartuga, que atracou no nosso lado.
Passamos alguns dias bem tranquilos, caminhando bastante pela cidade e aproveitamos para antecipar as vacinas da Bella, fomos com nossos amigos que também vacinaram seus gatos.
Aproveitamos para nos abastecer com as facilidades de ter um mercado bem próximo perto do pier e a Bella cumpriu exaustivamente seu papel de guardiã, latindo para todos que passassem no calçadão do pier onde atracamos. Amando o Peloponeso 💖 Namastê!
Dia 27 de agosto de 2021. Morando a bordo da SV Pharea na Grécia.