Argostoli, cidade reconstruída. Grécia.

Estamos de volta a Grécia e agora no Peloponeso, a linda região oeste que tem uma peculiaridade, constantes terremotos resultantes de atividade tectônica por isso nos deparamos com antigas cidades, mas com cara de novas. A cidade de Argostoli, onde estamos, assim como muitas outras desta região, sofreram com um forte terremoto em 1953 e a cidade precisou ser praticamente reconstruída.
As casas de estilo Veneziano, com telhados impecáveis, pintura nova, muitas flores pelas ruas e praças fazem dela um lugar único. Argostoli ao ser reconstruída instituiu calçadão em várias vias e hoje este grande espaço de circulação oferece bares, lojas e restaurantes aos turistas que chegam em navios de cruzeiros, ferry boats ou avião.
Ancoramos na baía em frente a cidade que também tem uma pequena marina e um longo pier público. Nesta ancoragem estávamos com muitos amigos vindos da Túnisia, o Tartuga, o Sweetíe, Caffe Latte e Red Roo e ainda tivemos a companhia de nossa amiga Caroline, do veleiro Zebulon, que veio passar uns dias conosco e assim desfrutamos bons momentos com nossos amigos.
Passear pela cidade é uma ótima forma de conhecer um pouco mais o lugar, ver onde fica o mercado, o posto de combustível, as lojas de náutica e é claro parar para um chopp gelado. O arranjo da cidade é um charme, os bares e restaurantes muito bem decorados, mesas ao ar livre e muito artesanato local.
Na baía onde estamos ancorados tem tartarugas marinhas e a cidade oferece muitos itens de artesanato reverenciando as tartugas que passeiam pela baía e pela manhã vão até o pier ganhar peixes frescos dos barcos de pesca que estão retornando da pesca noturna.
O calor estava intenso e tivemos um dia de praia, após atravessar toda a cidade, finalmente chegamos numa linda praia de seixos rolados. Valeu a pena o esforço. Permanecemos quase dez dias aqui ancorados, saíamos as vezes para um passeio de bote e para entrar no mar, pois aqui como é fundo de baía a água não é muito clara, tem um tom esverdeado. Neste tempo aproveitamos a facilidade do pier e nos abastecemos de água mineral e também enchemos os tanques do veleiro.
Os piers públicos na Grécia são realmente fantásticos, pode-se usar para deixar o bote, se estiver ancorado, ou então se atracar na marina pública a taxa é menos de 10 Euros por dia, o que é bem baixa comparado ao preço de uma marina normal, que pode variar de 40 a mais de 100 Euros por dia. Pagamos a taxa mensal para navegarmos aqui (para nosso barco cerca de 100 Euros) mas contamos com acesso em todas as cidades das ilhas e do continente. Isso é super importante também para os passeios com a Bella, muito fácil atracar o bote no pier e sair para a caminhada com ela. Nos sete países que já velejamos só aqui temos estas facilidades. Mais uma estrelinha para a Grécia! Os dias estão cada vez mais quentes mas como estamos ancorados, abrimos todas as gaiútas do barco e temos boa ventilação. Aliás, desde que saímos da África, em 19 de abril, nunca mais ficamos em marinas, passamos esse tempo todo em Malta, na Itália e agora aqui, só jogando ancora e curtindo essa sensação incrível de liberdade, que o barco nos proporciona.
Em função do Covid 19, aqui como em Malta e na Itália, não carimbaram nosso passaporte, ou seja, é como se não estivéssemos aqui.
Os amigos estão começando a levantar âncora e amanhã será nossa vez, vamos conhecer a Ilha de Itaka ao leste da Ilha onde estamos agora. Nosso roteiro? ir de lugar em lugar, evitar lugares muito cheios e empregar nosso tempo conhecendo esta linda região, sem pressa! Além disso o básico para este tempo que estamos atravessando durante a pandemia, nos cuidarmos. Namastê!

09 de agosto de 2021. Morando a bordo da Pharea em Kefalonia, Grécia.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s