Prorrogando nosso visto de turismo 🇹🇳🌍

Fora do Brasil há quase 3 anos, uma preocupação constante é a questão do visto. Alguns países exigem visto prévio, como é o caso dos EUA, outros cedem visto de turismo por 30 dias, outros por 60 dias e outros por até 90 dias. Aqui na Tunísia o visto de turismo é de 90 dias aos brasileiros, porém  já completamos 365 dias aqui. Como fizemos?
Chegamos aqui na Tunísia em 22/11/19, em 22/02/20 (3 meses após) pagamos uma taxa para permanência, sim eles possibilitam estender seu tempo de permanência, desde que você pague uma taxa semanal, que não é dispendiosa, cerca de 5 euros por semana, por pessoa.
Estávamos aqui quando foi decretado o lockdown em função do Corona Vírus e então este tempo de lockdown ficou suspenso em relação ao tempo de visto de turismo uma vez que não poderíamos sair, mesmo que quiséssemos. Mas agora, sem lockdown, pudemos sair até atingir águas internacionais e voltar para o mesmo Porto e assim carimbamos o passaporte dando saída e ao retornarmos carimbamos novamente dando entrada e tendo mais 90 dias de permanência.
Convidamos para sair com a gente um casal de Holandeses que também estava na mesma situação com o visto de turismo vencendo, a Annelise e o Jos. O Comandante definiu a data, uma janela de dois dias entre duas semanas de ventos e chuvas fortes e lá fomos nós rumo às águas internacionais. Aqui na Tunísia em 20 milhas já atingimos as águas internacionais, porém avançamos quase 50 milhas em direção à Itália e depois retornamos.
Velejada muito boa, ventos não muito fortes e a boa companhia de nossos novos amigos. Agora temos mais três meses liberados para ficar por aqui. Em fevereiro próximo, quando expirar o visto de turismo novamente, possivelmente teremos que pagar a taxa de permanência, pois o tempo ainda não estará em boas condições para navegar e nosso plano é ficar aqui até abril, e se o Covid permitir, sair em maio rumo a Turquia. Esta prática de sair até as águas internacionais para zerar o visto e depois retornar na sequência é muito conveniente aos velejadores, já no Brasil, os velejadores estrangeiros tem visto de turismo de 90 dias e a possibilidade de estender pelo mesmo tempo, porém o Brasil, diferentemente dos países que estivemos até agora, possui vasta costa e 6 meses é pouco para descer a costa brasileira em seus mais de 8.500 km, passando por 17 estados e mais de 400 municípios.
Passamos por situação diferente quando estávamos na Europa, nos dois primeiros anos, com visto de turismo de 90 dias em cada país, Croácia, Montenegro, Grécia e Itália. Porém na Itália permanecemos mais tempo, ao todo ficamos por 7 meses e não foi necessário pagamento de taxa ou saída fora da área coberta pelo Tratado de Schengen, neste caso em específico estávamos em uma marina invernando e por nosso barco ter bandeira europeia, tivemos tolerância em permanecer mais tempo.
Alguns países permitem um visto de residente e provavelmente em algum momento, aqui no Mediterrâneo precisaremos recorrer a ele, pois quando passarmos pela Itália em direção a Gibraltar, por exemplo, três meses não serão suficientes para velejar pela França, Espanha, Portugal e conhecer as várias ilhas do Mediterrâneo  que ficam neste caminho. Por isso vamos nos preparando para os novas situações que nos esperam e estudando todas as possibilidades. Namastê 🙏🏻

Dia 1711, 30 de novembro de 2020. Morando a bordo em Monastir, Tunísia, Norte da África.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Prorrogando nosso visto de turismo 🇹🇳🌍

  1. Anselmo Oliveira disse:

    Olá meus amigos, ainda virtuais, como estão, diante de tudo o que estamos passando?

    Neste relato de vocês, muitas informações maravilhosas para quem tem planos de viver embarcado, ou para quem já está embarcado e ainda não tinha estas informações.
    São informações que vão ajudar muito com o planejamento em países que devemos inserir em nosso cronograma.
    Desde já agradeço. Muito obrigado e tudo de bom para vocês. 👍🏼😃

    Curtir

    • Oi Anselmo! Que bom tê-los por aqui! Realmente 2020 foi muito diferente e acabamos passamos um ano aqui na Tunísia. Esperamos poder sair daqui em maio… Mas, também não podemos reclamar deste privilégio que temos de morar um pouco em cada lugar… Isto também é bacana.
      Torcemos pelos seus planos, que eles avancem agora em 2021! Bons ventos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s