Em Martinica 🇫🇷, cercados de amigos!

Estamos em Martinica, território ultramarino da França, ancorados em Sainte Anne, no lado sudoeste da Ilha e ao lado de Le Marin, onde fica a marina e o centro comercial náutico, com praticamente tudo o que se pode precisar tanto em produtos como serviços náuticos.

Foto: Wikipédia

Os franceses tem uma grande tradição náutica, um segmento bastante desenvolvido, tanto em número de estaleiros como Jenneau, Beneteau, Amel, Lagoon, Fountaine Pajot, entre outros, com produção de monocascos e catamarãs em larga escala, como na oferta de produtos e serviços.

Na marina de Le Marin, vimos alguns piers destinados somente a barcos de charter, grandes catamarãs que são alugados com o skipper, responsável pela condução da embarcação durante o período de charter. A vida náutica se mostra intensa por aqui. As ancoragens de Sainte Anne e Le Marin se juntam, formando uma imensa área de ancoragem com aproximadamente 1.000 barcos.

Explorando a baía encontramos inúmeros barcos danificados pelos furações que passam anualmente por aqui.

Alguns afundados, outros parecendo abandonados, outros avariados e amarrados todos juntos, alguns sem mastro… dá uma tristeza ver os barcos assim e isso já mostra que aqui não é um bom lugar para se estar durante a temporada de furações, que vai de junho a novembro.

Tivemos a alegria de reencontrar os brasileiros Bruno (Speranza), a Veronica e o Leco (Max), a Carol e o Ayres (Naboa).

Fizemos novas amizades conhecemos a Dani e o Marcelo (Dany), que receberam o Flávio a bordo. A Silvia e o Jean (MabrukRio), e rapidamente o German e a Ivani (Tedesco) e ainda Recebemos a visita de amigos canadenses.

Nunca havíamos encontrado com tantos brasileiros antes, um pessoal bem bacana que subiu a costa brasileira e chegou ao Caribe.

Reencontramos os amigos que conhecemos na Tunísia a Yolene e o Jean (Caffee Latte), a Lori e o Paul (Image2) e os amigos da Turquia Gül e Bobbie (MBR).

Aqui também conhecemos a Ligia e o João (Kaia), um casal português muito querido que moram em Cape Town e que estão em sua terceira volta so mundo, quem nos apresentou foi a Ana (The Dream), nossa amiga portuguesa. Confesso que, com tantos amigos, foram muitos e bons happy hours.

As cidades são pequenas vilas, mas há bons supermercados, encontramos tudo o que precisamos, e nos deliciamos com os muitos tipos de queijos, o que já era de se esperar estando na França, sem falar da famosa e irresistível baguete, ou seja, há um comércio local e infraestrutura bem melhor que nas ilhas anteriores.

Aproveitamos muito a ancoragem em Sainte Anne, fomos a praia vários dias com os amigos, fizemos algumas trilhas passando por várias outras prainhas, inclusive uma de nudismo.

Armadilha usada para pegar caranguejo.

Também fizemos piquinique na praia, saímos para tomar os drinks típicos daqui, o Rum Punch e o Ti Punch e conhecemos alguns restaurantes legais como o Mango Bay, com cardápio de cozinha internacional.

Aqui compramos um bote novo. O Renato escolheu um modelo com fundo em “V”, de alumínio, com dois lockers e tanque de combustível interno, muito bom, agora quase não temos mais respingos de água salgada.

Nosso bote anterior estava bom, mas aqui as distâncias são maiores e um bote com fundo em “V” faz toda a diferença para não se molhar.

Anunciamos o bote antigo num grupo do facebook de velejadores daqui e em meia hora já estava vendido.

Enfim, começamos a curtir um pouco mais o Caribe, esperamos encontrar ancoragens paradisíacas, como aquelas das propagandas, com águas claras, lugares seguros e boas condições de mergulho.

Namastê 🙏🏻

11 de março de 2024. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Martinique 🇫🇷.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareaemmartinique 🇫🇷, #svphareanaFrança🇫🇷, #svphareavoltaaomundo. Bookmark o link permanente.