Velejando em Otok Rab, Otok Pag (Novalj) Croácia ðŸ‡­ðŸ‡·

Sexta (25) levantamos ancora e fomos para a pequena cidade de Krk abastecer de combustível e água. Como todas as cidades que temos visitado, quer no continente ou nas ilhas, geralmente há uma concessão responsável pela manutenção do pier central, digamos assim, que pode ser ou não a Marina local. Então entramos na cidadezinha, que conserva um belo centro histórico medieval, com igrejas e castelos e ao fundo do canal que passa em frente à cidade, paramos para abastecer. Uma graça a cidade, como todas, com a pracinha, o passeio, a ciclovia… tudo para receber o turista e auto guiá-lo aos locais de visitação.

Próximo destino e bem recomendado pela antiga proprietária da Pharea, a Ani: Otok Rab. Descobri porque… ao chegar a gente se depara com quatro lindas torres das igrejas construídas sobre a encosta, um encanto.

Ancoramos próximo à cidade, onde havia um campeonato de remo e caiaque. Ficamos ansiosos para desembarcar e conhecer o lugar. Novamente deixamos o bote no pier público e fomos andando desvendando o lugar. Um belo caminho calçado levava para as igrejas e para o centro da cidade.

Fotografamos muitos locais bonitos… soubemos um pouco da história local, fomos ao mercado e tomamos um drink em frente à Marina, contemplando o vai e vem dos barcos e das pessoas.

Dia quente e ensolarado, voltamos para o barco para um churrasco e mais tarde brincamos na água, foi meu batismo no Adriatico, estava friozinho mas a transparência da água vale a pena.

Como precisamos descer a costa da Croácia até o dia 18/06, no domingo seguimos para Otok Pag, outra bela Ilha, jogamos ancora na baía em frente a cidade de Novalj. Logo fomos abordados para cobrança de taxa de ancoragem pela concessionária que administra o Porto local, como já estávamos fundeados e a cidade era bem linda, pagamos 140,00 kunas (mais ou menos 80,00) para pernoitarmos. Descemos com o bote e o deixamos no pier público, amarrado com o cabo de aço e cadeado. Andamos pela cidade e uma rua acima da beira mar, ruelas estreitas e as casas muito juntas, sem nenhum espaço praticamente entre elas.

Achamos um cantinho com a preservação de uns ladrilhos antigos, como temos na Praça Tiradentes em Curitiba, toda coberta com estrutura metálica e vidro, preservando e mostrando a história. Há também um Museo Arqueológico e muitas outras ruelas, com Pekaras e restaurantes para atender aos turistas. Reparamos que deve ser uma Ilha bem badalada por gente jovem, pois já haviam muitos turistas na faixa dos vinte e poucos anos, perambulando também pelas ruas. Passeamos, lanchamos, tomamos um drink à beira mar e percorremos alguns quilômetros da Praia… que é diferente das nossas, com muitas rochas e cascalho e por vezes com aquelas “lajes” que cabem uma ou duas toalhas e lá eles tomam banho de sol.

Soubemos que felizmente a legislação aqui não permite construções acima de três pavimentos nas primeiras ruas em frente a praia e isso colabora muito para dar um real clima mediterrâneo… casas baixas pintadas em tons claros e telhados marrons…. sempre bem cuidadas.
Pelo que estamos vendo, neste mês conheceremos muitos lugares legais aqui e a melhor parte é que já está mais quente e temos pego dias lindos e ensolarados.
Estamos nos sentindo verdadeiros turistas velejadores, muito bom! Namastê 🙏🏼

Dias 533 a 536 velejando na Croácia, morando a bordo da Pharea. De 25 a 27 de maio de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares e dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanacroacia🇭🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s