Guardando os alimentos e cultivando bons sentimentos na Pharea

Passamos esta semana preparando-nos para sair. Agora está bem próxima a saída para o mundo… como disse o Renato quando estávamos em Antonina, PR “estamos ancorados aqui, mas poderíamos estar em qualquer lugar do mundo…” Verdade, o tempo foi passando, os dois anos de vida a bordo no Brasil 🇧🇷  foram ótimos  e agora começamos a viver a bordo aqui fora. A escolha de vir para a Croácia foi ótima para nós!

O Renato já está com tudo em ordem na Pharea e eu… bem,  estou empenhada em organizar os itens de minha lista de mercado. Já compramos os secos…. e agora ainda falta comprar e preparar as frutas, legumes e temperos. Compramos batatas sem lavar e as guardei bem espalhadas, em local escuro. As cebolas, escolhi as bem firmes e menores para usarmos uma a cada receita. Li que cebolas e batatas não podem ficar misturadas em função do gás que exalam e que acaba por afetar sua durabilidade. Alho, separado também. Gengibre, untei todo ele com óleo de cozinha, passei filme plástico e coloquei na geladeira. Laranja, banana, limão siciliano, que é a espécie que usam aqui, maçã e tomate… deixei de molho em água com vinagre e depois sequei e embalei um a um também em filme plástico e guardei na geladeira.

 

 

 

 

 

 

 

Adotamos diariamente a salada de brotos, assim tenho três vidros e todos os dias um deles está germinado e pronto para consumo. A ideia é ótima, além de conter alto índice de proteína, comer um prato de salada antes da refeição é tudo de bom 🥗.

 

 

 

 

Farinha de trigo, açúcar, feijão, lentilha, aveia… o melhor acondicionamento é mesmo em garrafa pet, com uma folha de louro para inibir insetos (como aprendi com minha amiga Claudia, do Veleiro Bravo). Compramos café brasileiro em grão torrado e fizemos moagem grossa para nossa cafeteira french press. Alguns enlatados milho, funghi, champignons, ervilha, atum, feijão, etc… temperos, azeite, aceto, etc…

A pasta (macarrão) mantivemos no pacote e nos locais onde estoquei a comida, distribui folhas de louro-cravo, o que é muito comum aqui… dá quase para dizer que toda casa tem pelo menos um pé de oliva e um de louro-cravo.

Compramos bacon e carne suína defumada embaladas a vácuo para garantir um bom feijão temperado. Ovos…. muitos e só o que tenho feito é vira-los de cabeça para baixo e desvirá-los… não compramos vaselina para passar, o que é bom para prolongar seu uso.

Agora vou acompanhar e saber se a forma como armazenei os alimentos para estocagem vai funcionar. Espero que sim…. difícil será viver sem o pão maravilhoso daqui; sem as Pekaras, com seus doces e salgados de massa folhada maravilhosos!

 

 

Foi assim que arrumei os alimentos e agora faremos as refeições a bordo e é claro sempre que  descermos em algum lugar que tenha uma Pekara e uma Gelateria… lá estaremos nós 😀!

No dia 17/05, véspera de nossa saída quando estava lavando as frutas para embalar, recebemos a visita da Ani, do Zoran e da Maya e seu esposo. A Ani e o Zoran, antigos proprietários da Pharea, que tão bem cuidaram dela e que parece que nos esperaram para comprá-la, já que estava à venda há algum tempo. A visita foi para trazer alguns guias daqui e também para nós desejar bons ventos mundo afora. A Ani, muito simpática e afetuosa, pegou em minhas  mãos e disse: Enjoy!!!! Foi muito bom tê-los visto antes de partir, carregamos um pouco deles conosco através da Pharea e um ótimo sentimento no coração ❤. Namastê 🙏🏼.

Dias 522 a 525 na Croácia, morando a bordo da Pharea. De 14 a 17 de maio de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanacroacia🇭🇷. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Guardando os alimentos e cultivando bons sentimentos na Pharea

  1. ELDER IVAN PEREZ BRUN disse:

    Obrigado por compartilhar tudo o que envolve essa aventura (modo de dizer) pois é a realização de um sonho que muitos de nos temos e enquanto não chegamos lá, vamos navegando com vcs. Big abração e BV sempre

  2. Eliane Andrade disse:

    Amiga do coração adorei o texto e na parte da salada me deu água na boca pois lembrei de suas saladas lindas e gostosas que vc fazia para nós aí na Croácia com todo amor e carinho…..mil bjus aos três…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s