Saindo do Brasil, rumo ao barco novo na Croácia!

E nosso projeto segue em frente. Passamos dois anos entre o litoral do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, vivendo a bordo, conhecendo lugares e pessoas maravilhosas. Vendemos o Relax, como planejado e agora é hora de sair do Brasil para comprar um barco lá fora.

“Lá fora” é uma expressão muito grande… delimitamos nossa área de busca onde encontramos maior oferta de embarcações. Consideramos também que o Caribe não seria nosso foco em função da passagem do Irmã, que destruiu muitos barcos e tantos outros ficaram com avarias e também o fato de que comprar o barco na Europa nos permitiria passar um tempo no Mediterrâneo. Assim, após muitas pesquisas do Comandante, ele optou por irmos para a Croácia.

Um país situado no leste europeu, que está se reerguendo e aposta na náutica como pilar tanto da indústria como do turismo. A região chamada Dalmácia abriga mais de 1.100 ilhas e há grande oferta de barcos por lá, além de paisagens belíssimas e centros históricos que datam de a.C.

Definimos nossa partida para 20/03,  início da primavera, época ainda boa para a compra das embarcações “privadas” uma vez que as embarcações de charter tem sua venda/entrega em meados do mês de outubro.

Como temos a Bella, nossa York Shaire, a primeira providência foi verificar e encaminhar a documentação para que possa viajar, porém com os trâmites necessários, ela somente poderá embarcar a partir do final de abril de 2018. Para países da Comunidade Europeia é necessário uma sequência de procedimentos: vacina contra a raiva, aplicação de chip subcutâneo, realização de exame sorológico e envio para laboratório credenciado, no caso da Bella foi para o Kansas, EUA, e após 90 dias da coleta do exame sorológico e já com o resultado do mesmo, é solicitada a emissão do CZI Certificado Zoosanitario Internacional junto a um órgão do Ministério da Agricultura. Após tudo isso há um prazo de até 5 dias para embarcar com destino a Europa. Ufa, estamos aguardando o resultado do exame sorológico até final de março, assim, optamos por deixar a Bella com seus dindos, que gentilmente cuidarão dela neste período em que a documentação ficará pronta, e depois venho pegá-la. Bem, felizmente os dindos da Bella Lili e Pádua, são demais e ela ainda terá a companhia da Shaire, que também é uma York.

Fizemos uma lista de providências para encaminhar nossa saída do Brasil por um longo tempo, pois não temos data para voltar…. sim, ao comprar um barco usado no exterior não é possível retornar com ele ao Brasil. Começamos por providenciar  a compra das passagens aéreas e verificação de taxas extras de bagagem para podermos levar 2 bagagens de 23 kilos cada, afinal estamos de “mudança”; Reserva de hospedagem, escolhemos um apartamento mobiliado via Airbnb, com preço justo; Desbloqueio do cartão internacional junto ao banco; Linhas telefônicas e pacote de dados do IPad – cancelamos nossos planos aqui e usaremos chip pré-pagos na Croácia; Zeramos todas as pendências documentais, inclusive declaração de IR. Registramos o Drone junto a ANAC. Além disso outras tantas coisas corriqueiras de quem quer deixar tudo arrumadinho para sair tranquilo.

Procuramos o barco via internet em diversos sites e o Renato após selecionar os que mais se aproximavam do que queremos, fez contato com brokers e sorveys para agendar a visita aos barcos de interesse. O diálogo foi todo via e-mail e tivemos a atenção necessária por parte deles.

E agora aguardamos o embarque que tem um significado incrível para nossas vidas…. mais do que ver as etapas planejadas se realizando, é uma satisfação imensa seguir adiante com a certeza de que este é nosso melhor caminho.

Dos tantos dias vividos aqui, levamos cada gesto, cada ajuda e cada carinho que recebemos dos amigos, dos familiares e das pessoas que tivemos mesmo um breve contato mas que deixaram sua marca em nossas vidas. A todos vocês Namastê 🙏🏼

Dias 456 a 465 morando a bordo. De 09 a 20 demarço de 2018. Nos preparando para a Croácia.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em Comprando barco na Croácia. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Saindo do Brasil, rumo ao barco novo na Croácia!

  1. CARMEN R G REIS disse:

    Olá Renato e Caci…
    Ficamos muito contentes com as notícias… Que bom que estão realizando os projetos… Também temos nossos sonhos e estamos caminhando para a realização…
    Talvez não lembrem de nós… Nos encontramos em novembro, na Tapera… Foi um encontro rápido, um final de semana, mas o suficiente para colocá-lo na lista dos amigos de velas…
    Desejamos mais um montão de sucessos na nova etapa e, em breve, nos encontraremos novamente sobre as ondas…
    Beijos em vocês…
    Carmen e Mauro

  2. José Luiz Teixeira disse:

    Sejam felizes!

  3. Eliane Andrade disse:

    E nós aqui na torcida por vcs sempre e que sempre tenham ótimos ventos…..e a Belinha esta sendo cuidada como se fosse nossa afinal Dindos são pais de coração,,,,e saibam ela só trouxe alegria pra nossa vida…..

  4. MARCOS ROBERTO ANDRADE disse:

    boa viagem!! depois envia alguns links de sites de vendas que vc pesquisaram os barcos!
    Bons Ventos

  5. Edilsa Adelaide Redivo Pinto disse:

    Temos certeza de que encontrarão um ótimo veleiro para desfrutar destes “quintais” maravilhosos do Mediterrâneo..
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s