Senso de Comunidade

Às vezes nos deparamos com pessoas que nos perguntam se não é solitária a vida dos que moram a bordo e pensando nisso e vivendo harmoniosamente com tantas pessoas que a pouco conhecemos, penso numa palavra que traduz isto: “comunidade” – a reunião de pessoas que partilham algo comum, que pode ser os valores, os costumes, a localização geográfica, a língua, uma religião e por aí afora. Um sentimento que aflora é o cuidado com o entorno, com as pessoas, com sua casa andante e principalmente um compromisso consigo mesmo, de aquietar a mente e viver mais intensamente. Partilhamos de bons momentos nesta semana com a tripulação dos veleiros Entrepolos – Gigante e Cleusa; Reencontro – Tassinari; Tutatis – Tasso e Socorro; Acauã – Webber e Miriam (nosso querido churrasqueiro); Crapun – Elio; Zéfiro – Got e André; Vento – Nestor e Elena; Caprichoso – Eugênio; CortoMaltese – Alessandro e Aquário… penso que não me esqueci de nenhum dos presentes.

       

        

Tomamos chimarrão, nos encontramos para as lidas na prainha (pegar água doce e lavar roupa) e é claro para o churrasco, que tem sido sempre o ponto alto de nossos encontros.
Passamos acompanhando os boletins de alerta da Marinha, que mostraram a atuação de um grande ciclone abaixo da região Sul do Brasil e um anticiclone mais acima, pegando a área Sul e Sudeste, o que influenciou uma significativa “baixa maré”, que transformou o visual de muitas cidades litorâneas, ficando um imenso lodo onde antes estava o mar, gerando muita discussão e polêmica.

       
Na segunda, dia 14, fomos para a Ilha Cotia, encontramos com o Vela e Aventura, que estava em curso, com dois aspirantes da vela. Num happy hour animado conversamos e sentimos a necessidade que emanava do casal em curso de ter um espaço de fuga, um lugar/espaço para ter mais tranquilidade e estar mais próximo a natureza. É claro que demos a maior força, basta planejar e ir colocando em prática os sonhos, que começam em uma simples ideia que se alimentada ganha força e se torna realidade. Encontramos também a tripulação do Veleiro Velella – Natascha e Henrique, que não os víamos desde que retornamos do Sul. Retornamos da Ilha da Cotia na sexta e aqui estamos, na República dos Velejadores, como foi intitulada a Praia do Cantagalo, pelo velejador João Grandi, depois de um de nossos encontros por aqui. O tempo está chuvoso e nestes dias as práticas culinárias entram em ação a bordo do Relax.

   
A noite a convite do Tutatis, nos reunimos com o Speranza e o Zefiro para uma noite de bons pães, tipo italiano recheado com queijos, inspirado no pão do Bruno e uma fogaccia que embalaram a conversa noite adentro.
Assim é a vida nesta comunidade de velejadores, regada a bons encontros. Namastê 🙏🏼.

Dias 240 a 247 morando a bordo, de 11 a 18 de agosto de 2017. Baía de Paraty, RJ.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares e dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em Morando no Veleiro Relax ⛵️. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Senso de Comunidade

  1. edilsa redivo disse:

    É uma beleza….Céu, mar, boa parceria….

  2. Eliane disse:

    Amada muito bom saber que estão felizes e bem os três….nós aqui morrendo de saudades e na contagem regressiva de encontrar vocês mil bjus da Lili, Padua e Shaire….😘😘😘🐾🐾🐾

  3. Vera Rodrigues disse:

    Viajando com vocês. Muito em breve estaremos participa do desta comunidade. Bjusss amada amiga. ❤❤❤📐📐📐

  4. Helena Collares Veleiro Paisano disse:

    Oi querida!!! Que bom ‘te ler’. Beijo grande

  5. José Luiz Teixeira disse:

    Sejam felizes, meus filhos!
    Parabéns pela escolha que vocês fizeram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s