Deixamos a Ilha de Ios, nas Cyclades e rumamos para a Ilha de Astipaleia, nossa última parada nas Ilhas Cyclades, onde pernoitamos e ficamos admirando a bela paisagem vendo novamente o mesmo arranjo da cidade antiga no topo do morro.
A noite entrou um vento mais forte, com rajadas de mais de 30 nós e o Renato levantou para checar e dar mais corrente. O vento não estava na previsão e acabou nos acordado… logo nestes dias que queremos tanto descansar,
Nosso próximo destino, seguir velejando para Kos, Ilha do Dodecaneso, construída no ano 366 a.C. e que já passou por diversos domínios, Império Romano, Império Bizantino, Reino de Veneza, Hospitalários de Rodes, Império Otomano que a governou por 400 anos até transferi-la para a Itália em 1912. Na Segunda Guerra Mundial foi tomada pela Alemanha até 1945 quando se tornou protetorado do Reino Unido e finalmente foi cedida à Grécia em 1947.Todas essas intervenções ao longo dos anos deixaram suas marcas na arquitetura e no arranjo das cidades da ilha.
Supõe-se também que Hipócrates, o pai da medicina tenha nascido e ensinado aqui, havendo monumentos em reverência a ele na cidade.
A cidade é alegre, muitas escunas oferecem passeios turísticos pela ilha e também para outras próximas, há um belo mercado com especiarias, frutas, doces e bebidas típicas feitas com aniz, muitos e belos restaurantes e uma infinidade de lojas de souvenirs que atraem os turistas em busca de presentes e objetos típicos.
A noite a cidade fica cheia de turistas e os bares e restaurantes servem boa comida e muitos lanche rápidos para quem não quer se demorar na mesa do restaurante.
Mas o que mais está me impressionando é a sua proximidade com o nosso destino, a Turquia. Quando andamos ar redor da marina, podemos ver a Turquia do outro lado, são apenas duas horas de barco para atracarmos lá, mas… esta semana de terça a sábado há previsão de vento norte, com rajadas de 45 nós, então o Comandante decidiu que ficaríamos na marina, para estarmos seguros até cruzarmos para a Turquia na próxima semana.
Assim estamos curtindo a movimentada Kos e conhecendo um pouco mais a cada dia, além é claro de o Renato fazer algumas manutenções como a troca do selo da bomba salgada do motor, a troca do fluido de refrigeração e a chamada de um técnico para checar o termostato da geladeira, que acabou sendo apenas reposição do gás em seu interior. Eu, aproveitei água e energia a vontade e assim consegui atualizar o blog, lavar roupas e lençóis na máquina de lavar (presente da minha amiga francesa Annie), que generosamente nos deu e que usamos muito.
E estamos também com tempo de andar pela cidade e se encantar com tudo tão harmonioso e feito para agradar todos os tipos de turistas. Nos próximos chegaremos so nosso destino… Namastê!
21 de setembro de 2021. Morando a bordo em Kos, região Dodecaneso, Grécia 🇬🇷