Pylos, cidadela linda e praia maravilhosa!

Navegamos de Zakinthos a Katakolo, indo em direção ao sul do Peloponeso. Navegada tranquila, próxima da costa, onde apreciamos lindas paisagens de montanhas, grandes rochedos e ancoramos próximo a pequena cidade de Katakolo para pernoitarmos.
mini_20210904_183552A cidade vive em função do turismo, recebe grandes navios de cruzeiro e dá acesso através de trem, a famosa Olímpia, onde eram realizados os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Barco ancorado, nos preparamos e fomos de bote até a cidade e andamos um pouco conhecê-la.
No dia seguinte bem cedo levantamos ancora com rumo para Pylos, mais ao sul, uma pequena e pitoresca cidade com vista para o Mar Jônico, com cerca de 2.500 habitantes. Ao entrar na grande baía de Pylos nos deparamos com grandes rochedos  que também servem de quebra-mar protegendo ainda mais a baía de ventos e de sweel.  mini_20210909_071819Passando pelos rochedos vimos a cidade e em frente a ela o pier público e a marina ao lado, seguimos adiante e ancoramos bem próximo da cidade.

mini_20210906_171449
No fim do dia pegamos o bote e fomos caminhar e conhecer a graciosa cidadezinha. Muitos restaurantes e bares na orla e também na praça central, vai e vem de turistas, lojas de souvenirs e mercado, onde fomos comprar verduras, frutas, carne e iogurte grego, que aliás, temos usado para fazer molhos para massas, comido com frutas e mel e feito sobremesas. É muito saboroso e substitui muito bem o creme de leite.
Pylos foi construída ao redor de duas colinas que circundam sua bela baía e é conhecida pela Batalha Naval de Navarino, cuja vitória dos Aliados desempenhou um papel fundamental na libertação dos gregos contra os turcos. 
Tem uma arquitetura peculiar, as casas são de pedra, brancas e com telhado vermelho. Possuí um excelente museu, com mostra de vários objetos, jóias e utensílios culinários, como ânforas e muitas coisas ainda da Idade do Bronze. Um outro museu somente com esculturas e objetos resgatados do fundo do mar da baia de Pylos e proximidades e outro com objetos diversos resgatados de naufrágios.
IMG-20210922-WA0010O museu é surpreendente por sua tecnologia, organização e consequente preservação do patrimônio cultural da região. Você não espera encontrar um museu tão hightech num local tão pequeno.
Ficamos em Pylos alguns dias, aguardando uma janela de tempo para partir e assim voltamos a cidade outras vezes e também mudamos de ancoragem, dentro da baía,  nos aproximando IMG-20210922-WA0017de uma colina que preserva as ruinas de uma fortaleza em seu topo e depois descemos e passamos pela caverna de Nestor (herói local que se escondeu na caverna) até chegarmos a uma praia lindíssima onde passamos o dia.
IMG-20210922-WA0016
Neste dia a Bella estava conosco, a levamos em sua mochila e ficou super comportada vendo o movimento do vai e vem das pessoas na areia da praia e nem quis sair da mochila, preferiu ficar na sombra.
IMG-20210922-WA0020

Na mitologia: Pilas era o rei de Mégara, mas matou o seu tio Bias, entregou Mégara para seu genro Pandião II, mudou-se para o Peloponeso com várias pessoas e fundou Pilo. Segundo Pausânias, a cidade foi fundada pelos léleges, liderados por Pilo filho de Cleson, mas logo depois conquistada por Neleu e os pelasgos de Iolco.
Neleu foi sucedido por seu filho Nestor, que liderou as forças de Pilos na Guerra de Troia.
Na obra Odisseia, Pilo foi a cidade à qual Atena, utilizando como disfarce a figura de Mentor, aconselhou Telêmaco, o filho de Penélope e Odisseu, a visitar em sua jornada em busca do pai desaparecido.

IMG-20210922-WA0015Adoramos Pylos, impossível não gostar de um lugar tão bonito, com tantos heróis e histórias e onde passamos ótimos dias e tivemos a alegria de compartilha-los com os amigos do SV Tartuga. Namastê.

Dia 05 de setembro de 2021. Morando a bordo da SV Pharea nas Ilhas Cyclades, Grécia.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s