Conhecendo Fungus Rock, Ilha de Gozo, Malta

IMG-20210523-WA0004Hoje conhecemos mais um lugar fantástico chamado Fungus Rock. Fica em Dwejra, na costa oeste da ilha de Gozo. Seu nome é devido a enorme rocha calcária, também conhecida como Mushroom Rock ou General’s Rock, que eleva-se quase verticalmente cerca de 60 metros acima do nível do mar.IMG-20210523-WA0006IMG-20210523-WA0000
Ancoramos rodeados pelos paredões rochosos, a água muito transparente e no entorno diversas cavernas que depois visitamos embarcados no bote.IMG-20210523-WA0002
Estávamos com os amigos do veleiro Zebulon e decidimos fazer uma caminhada. Subimos por um paredão e fomos caminhar para o outro lado até chegarmos num pequeno lago de água salgada, que entra pelo vão de uma grande caverna e através dela é possivel chegar ao mar com pequenas embarcações.
A Baía de Dwejra é conhecida como local de mergulho avançado, o cenário subaquático oferece paredes verticais, grandes rochas, pequenas cavernas e passagens subaquáticas, fissuras e ravinas. Além disso, há uma caverna a 14 metros que se estende até o interior. Não tivemos oportunidade para mergulhar, somente o Renato mergulhou quando estavamos levantando a âncora para mudar de ancoragem e ela estava presa no fundo em uma rocha… ainda bem que isso é tarefa do comandante, pois pela manhã estava frio e a água do mar gelada e lá foi ele resolver a situação!IMG-20210524-WA0013
No dia seguinte retornamos ao lago, mas agora por mar no bote do Veleiro Tartuga,  atravessamos a grande caverna até chegar ao lago, era segunda feira e estava bem calmo, vimos apenas algumas equipes de mergulho e poucos visitantes. Assim aproveitamos para ficar um pouco mais, andar no entorno e tomar sol.

IMG-20210524-WA0014IMG-20210524-WA0016
Visitamos o local conhecido como
Janela Azul, era um arco natural de calcário de 28 metros de altura e uma das principais atrações turísticas de Malta. O arco foi criado quando duas cavernas marítimas de pedra calcária desmoronaram.

20210610_195715Após anos de erosão natural que causaram a queda de partes do arco no mar, a formação desmoronou completamente durante uma tempestade em 8 de março de 2017.

IMG-20210524-WA0023Adoramos conhecer o lugar, andar sobre as montanhas rochosas, passar pela caverna que leva ao lago, andar pelas poças com sal cristalizado e sentir a força da natureza representada pelas rochas e pelo mar. Mais um lugar maravilhoso que conhecemos e na companhia de amigos muito queridos. Namastê! 💕🐾⛵⚓🌎

24 de maio de 2021. Morando a bordo da SV Pharea em Malta, mar Mediterrâneo.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareaemmalta. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Conhecendo Fungus Rock, Ilha de Gozo, Malta

1. Annick Borg disse:

Super pictures, I am happy to have ours news 😍

2. Euclesio Manoel Finatti disse:

Mais um lugar belíssimo e muito bem relatado pela navegadora!!!! Aqui aquele frio gelado de Curitiba e vocês curtindo dias maravilhosos!!! Muito bom! Aproveitem!