Rinella Bay

Domingo (25), estamos ancorados em Rinella Bay, visual fantástico, ficamos na primeira baía, ao lado da Marina de Kalkara, havia muitos veleiros e lanchas ancorados aqui para passar o fim de semana, fica praticamente dentro da cidade, visual perfeito para curtir um domingo com churras, nossos amigos vieram e passamos o dia juntos. No final do dia quase todos os barcos saíram e aproveitamos para reancorar ficando mais abrigados.
Na segunda (26) o vento apertou e não saímos, ficamos no barco acompanhando o vento e sentindo o barco rodar e rodar. Pela manhã o barco garrou, o alarme de âncora disparou e estávamos garrando. O Renato havia lido no moonsite que aqui havia alguns entulhos submersos e vendo a história de Malta, seus mais de 7 mil anos, a guerra mundial onde a cidade foi quase destruída, dá mesmo para imaginar que realmente há entulhos depositados nos arredores.
Na Terça (27), saímos com a Bella para andar, pois nos últimos dias estávamos embarcados e ela curtiu muito os novos cheiros e andar por novos lugares.

Deixamos o bote no píer próximo ao barco e fomos andar por Rinella, chegamos a outra baia, que fica ao lado, onde tem uma Marina e um estaleiro onde os barcos ficam levantados no berço praticamente na rua.

A tarde, convidamos a Marita e o Manu, casal de amigos que conhecemos em Monastir e que estão aqui (ela é Maltese), para um café e também nossos amigos canadenses Dany e Caroline. A tarde foi muito agradável, eu fiz um bolo de chocolate, o Renato fez um pão com cereais, a Marita trouxe várias delícias de Malta, queijo de cabra e outros doces típicos daqui e ainda nos deliciamos com os morangos ao chocolate, feitos pela Caroline. A Marita nos deu as dicas da cidade, locais, horários… Aqui eles interrompem o comércio entre 12:30 e às 16 horas, tipo a “siesta” dos espanhóis. Estamos muito tranquilos e informados pois com a ajuda dos amigos temos todas as dicas em terra e mar.
Quarta (28), deixamos o bote no píer e fomos andar novamente pela cidade, pelo Forte de Rinella, que comemora 800 anos em 2021. Tudo bem preservado com várias placas informando das restaurações realizadas. Bem próximo dali passeamos pelas estreitas ruas da cidade, maravilhosas, limpas e cheias de graça. Vimos algumas senhoras de idade nas portas das casas, varrendo, limpando ou cuidando das flores em frente à casa.

As casas são uma graça, geralmente tem uma plaquinha com o nome, uma imagem de Nossa Senhora ou Jesus presa na parede e muitas lindas fechaduras, como a da foto com peixinhos. Aqui todos, sem exceção, usam máscara. No comércio restrição de uma ou duas pessoas dentro por vez. Os números agora estão baixos, um pouco mais de 30 casos por dia.
Ontem à noite nossos amigos do veleiro Tartuga, Karina e Andy, chegaram em Gozo, Malta, vindos de Monastir, logo esperamos encontrá-los aqui em Rinella ou outra ancoragem.

Na sexta-feira saímos andar na terceira baia, vista lindíssima e há outra Marina lá, e quando retornamos vimos que o veleiro Tartuga já estava ancorado, fomos lá levar uma cerveja de boas vindas e no fim do dia nos reunimos no veleiro Zebulon para saber da travessia e de como estavam.

Sábado, saímos andar em busca de um açougue para garantir o churrasco de domingo e todos nós esquecemos que hoje, 1 de maio é feriado do dia do trabalho, nada aberto por aqui. Mas encontramos os moradores num clima bem alegre, celebrando e colhendo batatas. Namastê!

01 de maio de 2021. Morando a bordo da SV Pharea em Malta, mar Mediterrâneo.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareaemmalta. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s