Tamareiras da Tunísia

A Tunísia é um grande produtor e exportador de tâmaras. Segundo a ANBA – Agência de Notícias Brasil-Árabe, a safra de tâmaras na Tunísia em 2020 foi de aproximadamente 330 mil toneladas, sendo que cerca de 140 mil para exportação.
Curioso saber que em 2019 o Brasil importou o equivalente a US$ 3,1 milhões em tâmaras da Tunísia, sendo 17% a mais que 2018.
Muitos brasileiros, como nós, já provaram essa delícia que pode ser consumida crua, ela vai desidratando e concentrando seu açúcar e também é usada  em muitas outras receitas de biscoitos, tortas e diversos doces árabes que usam a tâmara em sua composição.
Na estação de tâmaras são muitas as barracas espalhadas pela cidade e nos mercados tipo feira livre. Um quilo varia de 12,00 a 25,00 reais e tem cerca de 100 unidades.
Mas o que eu não sabia é que,  além de serem lavadas para higienizá-las, é recomendavel que você abra uma a uma para retirar o caroço e possíveis “invasores”.  Hoje preparei um kilo de tâmaras e fiz exatamente isso, lavei e depois abri para tirar a semente e separar as que não estavam boas (cerca de 10%). Depois deste processo, mantenho-as na geladeira prontas para serem consumidas.
Além das tâmaras serem uma delicia (o Renato não concorda com isso kkk) as palmeiras dão uma identidade visual a esta região. São também usadas em espaços públicos abertos, como praças e ruas, dando um charme todo especial ao ambiente.
Delícias da Tunísia. Namastê 🙏🏻

Dia 1800, 28 de fevereiro de 2021. Morando a bordo da Svpharea em Monastir, Tunísia, norte da África.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s