Impactos do Corona Vírus

Já estávamos em contagem regressiva esperando minha irmã e meu cunhado para nos visitar no fim de março, mas o coronavírus está cada vez mais difuso por diferentes cidades e países e isso fez com que cancelassem a viagem. Ficamos muito tristes mas por outro lado entendemos a preocupação deles e realmente agora não é uma boa época para viajar pois, além da possível quarentena no lugar que chegar ainda há o risco de estar num local onde transitam várias pessoas vindas de vários lugares do mundo e o melhor a fazer é mesmo esperar tudo isso passar.
Acompanhamos as notícias da Itália principalmente onde há voos diretos para a Tunísia e tanto lá quanto aqui as ações preventivas já estão sendo implantadas.
Vários países da Europa estão literalmente “fechados” e aqui na Tunísia medidas proativas também estão sendo tomadas. O Presidente da Tunísia, Kais Saied, determinou no último dia 17, toque de recolher das 6 da tarde às 6 da manhã, numa tentativa de evitar a propagação do coronavírus. Ele pediu que os tunisianos fiquem em casa, evitem se deslocar e que considerem doar metade de seus salários na luta contra a doença. Disse que para aqueles que têm melhores condições, não é irracional doar metade de seus salários e que ele será o primeiro a fazê-lo em benefício de todos. Medidas foram tomadas no tocante à suspensão de voos internacionais, fechamento de fronteira, escolas, mesquitas, mercados, bares e foi limitado o funcionamento dos cafés, extremamente comum e parte do cotidiano dos tunisianos, somente ao período da manhã. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde o total de casos ultrapassou 190 mil em 140 países.

A orientação é o auto isolamento, não sair às ruas, somente para o estritamente necessário, usar máscara, álcool gel, higienizar as mãos várias vezes ao longo do dia, limpar as patas dos pets  após as caminhadas, não participar de eventos, reuniões ou qualquer outra ocasião onde várias pessoas se reúnam.

Aqui na Marina, tivemos um caso de um veleiro que chegou de Malta e precisou ficar em quarentena, mas recebeu assistência do staff da Marina para obter suprimentos, etc… Outro caso foi de estrangeiro que retornou ao barco e permanece isolado no barco pelo período de quarentena e assim qualquer barco que der entrada na Marina deverá passar pela quarentena.

E nós? Estamos aqui nos cuidando, eu já entrei em auto quarentena no começo desta semana como medida preventiva e o Rentao está saindo na Marina apenas para andar com a Bella e ir ao mercado ou farmácia quando necessário. Nossos planos para o verão provavelmente não vão se efetivar, acreditamos que teremos que ficar por aqui mais tempo, pois agora muitos países do Mediterrâneo já estão fechados e não há muita opção de onde ir…. Nossos planos era velejar pela Itália, Grécia e Turquia mas acreditamos que não será possível neste verão.

O Renato tem acompanhado diariamente as notícias, os números crescem e aumenta o número de locais com vítimas. Agora o planejamento da navegação não depende somente da previsão do tempo ou da gente… Há algo sobre o qual não temos controle e assim algo a nos preocupar. Namastê 🙏🏻

Inverno 2020. Morando a bordo em Monastir, Norte da África.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s