Nos despedimos de Ilhabela ouvindo do barco o show do Jota Quest, que rolava na Vila na noite de segunda-feira, parte da programação da 44ª Semana de Vela de Ilhabela.
A terça-feira amanheceu com tempo aberto e pouco vento, conforme previsão acompanhada pelo Renato. Saímos rumo a Ilha Anchieta, distante 25 milhas náuticas, percurso que fizemos em 4h11m. A paisagem é muito bonita, a costa banhada apelo Oceano Atlântico e o entorno da serra do mar nos acompanhando no percurso.
Chegamos em Anchieta e descemos de bote para conhecer o Parque Estadual Anchieta, mantido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Fomos muito bem recebidos, por funcionários bem treinados e solícitos. O Renato precisou retornar ara deixar a Bella no barco, pois ela não podia descer, devido a presença de animais silvestres e também outros transmissores de doenças, como por exemplo a Capivara, que hospeda o Carrapato Estrela. A praia é de tombo, ou seja, tem profundidade e acaba repentinamente, sendo um pouco mais trabalhosa a manobra para descer com o bote.
Bem, o parque fica no município de Ubatuba, Norte do litoral paulista, aberto à visitação, possui infraestrutura disponível aos visitantes, como trilhas, mirante, banheiros, áreas com churrasqueira para picnic, área de banho com água doce, além de toda a natureza local. Nos chamou a atenção o pessoal bem treinado para o atendimento e também a limpeza das praias, onde praticamente não se vê lixo algum.
No centro de visitantes deixamos um recadinho da tripulação do Relax, elogiando o Parque. São sete belas praias. A praia do Presídio conserva as ruínas do presídio inaugurado em 1908, depois desativado e reaberto em 1930 como presidio político, para exílio. Antes disso, em 1926 ocorreu um fato bizarro, 150 imigrantes que chegaram, alguns da Bulgária, morreram por envenenamento ao consumir a mandioca brava, cultivado pelos índios mas utilizada somente para a fabricação de farinha de mandioca.
A ilha é marcada pela questão correcional, tendo posteriormente abrigado o presídio de segurança máxima até que em 1952 aqui ocorreu a maior rebelião carcerária do Brasil. Finalmente, em 1955 houve a desativação do presídio e em 1977 a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
As seis outras praias são: Sapateiro, Palmas, Engenho, Praia do Sul e as praias de Fora e do Leste, estas duas com acesso somente com barco.
Passamos uma ótima tarde, muitas fotos, imagens e vídeos para que você conheça um pouco mais e curta também. Havendo oportunidade de conhecer, recomendamos! Namastê 🙏🏼
-
Posts recentes
Comentários
Edilsa Adelaide Redi… em Uma ancoragem super agradável,… Juliane Marafon em Ilha de Simi, pedacinho do par… Regina Célia Zanelat… em Ilha de Simi, pedacinho do par… Regina Célia Zanelat… em Dando adeus a Turquia 🇹🇷, rumo… Flavio Studart em Veleiro pronto para cruzar o… Calendário
-
- Follow Sailing Vessel Pharea on WordPress.com
Turkey
Morando a bordo