Rhodes, Grécia 🇬🇷, uma das 7 maravilhas do mundo antigo!

É nossa terceira vez na Grécia, eu já estive aqui em Rhodes com minha irmã Edilsa no ano passado, viemos de ferry boat e agora estamos navegando rumo a Creta e esta foi nossa primeira parada.

A Ilha de Rodes tem mais de 2.400 anos de história e é conhecida também como Ilha do Sol. O apelido é uma homenagem à Hélio ou Apolo, deus do Sol, que seria o verdadeiro dono da ilha, e expõe a proximidade da região com a história e a mitologia.

Falando de Rhodes o que vem á mente é o histórico Colosso de Rhodes, com 30 metros de altura e cerca de 70 toneladas de peso, a estátua servia como porta de entrada à Ilha de Rhodes e também representava o deus sol Hélios e é uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Segundo alguns historiadores, as pernas do Colosso ligavam as margens do canal. Em uma das mãos do colosso, havia um farol que servia para iluminar as embarcações noturnas. Hoje não existe mais esta grande escultura e no lugar dela há dois cervos (símbolo de Rhodes) na entrada da baía.

A cidade medieval de Rhodes é Patrimonio Historico da Humanidade e é um burburinho de turistas que chegam de ferry boat vindos das outras ilhas gregas ou de Atenas e não faltam restaurantes, lojinhas de souvenirs e ruelas estreitas e lindas, onde só circulam pedestres, e preservam o passado e nos conduzem em sua história.

Há muitos monumentos espalhados pela cidade fortificada e bem preservados, como a rua com as hospedarias dos cavaleiros de St. John e o Palácio do Grão Mestre.

No entorno da cidade medieval se ergueu Mandrake, que é a parte moderna por onde andamos para fazer a papelada de entrada no país, passeamos pela cidade, pelos pontos turísticos e fomos ao mercado em busca de salame, presunto e carne de porco, o que há 1 ano e oito meses não comíamos pois não havia na Turquia, por ser um país muçulmano.

Ficamos na Marina de Rhodes nestes dois dias, bem próxima da cidade fortificada e tivemos que mudar nosso rumo de Creta para Simi, uma ilha cerca de 30 milhas mais ao norte, em decorrencia da chegada de fortes ventos, o temido Meltemi, em toda a extensão de Rhodes até Creta.

Assim ficaremos em Simi alguns dias até o vento acalmar e pudermos navegar com segurança até Creta.

Namastê 🙏🏻🇹🇷

04 de maio de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Rhodes, Grécia 🇬🇷

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s