Novos lugares pra lá de especiais!

As estações do ano aqui na Turquia são bem definidas. Dia 20 de setembro, um dia antes da primavera sentimos que o verão chegava ao fim, o vento norte chegou frio, trazendo o ar gelado das montanhas. Acabou o período seco, desde abril não chovia aqui na região mais ao sul do país. Os dias já estão mais curtos e frios pela manhã e a noite e já anuncia que mais um mês e o inverno chega por aqui.
Decidimos conhecer algumas ancoragens enquanto as condições de tempo ainda permitem e levantamos âncora de Marmaris e velejamos para Ciflik, junto com os amigos do veleiro Tartuga, Osprey (veleiro em que o Renato participou da regata) e o Belvedere, de um casal de ingleses.
Jogamos ancora em frente à praia da pequena vila, água transparente, podíamos ver o fundo do mar olhando do convés. Descemos para caminhar com a Bella e no passeio o Renato quase pisou numa cobra que estava no caminho, ela se assustou e deu o bote mas o Renato tirou a perna e felizmente a Bella estava no meu colo. Seguimos caminhando mais atentos, lembrei que a Joana, do veleiro Chulugi (barco em que o Renato cruzou o Atlântico, do Rio de Janeiro a Cape Town) havia nos alertado para ter cuidado com as cobras por aqui.
A vila é composta por algumas casas de veraneio, dois restaurantes com mercadinho e um Pier onde estão atracados alguns veleiros, possivelmente de empresa de charter.
A baía é linda, a água muito limpa e com certeza no verão deve ser bastante frequentada, saímos para uma volta de dingue e depois nos encontramos com os amigos para uma uma cerveja num dos bares em frente à praia.
Na previsão do tempo havia mudança de vento e precisamos seguir em busca de uma ancoragem mais segura para o vento nordeste. Velejamos rumo à Dirsek, onde a transparência da água nos surpreendeu ainda mais. Ancoramos e podíamos ver o fundo do mar há quinze metros de profundidade, até que vimos que nossa corrente estava enrolada em um rocha e precisamos reancorar. O Renato mergulhou para avaliar (a água já está fria agora) e depois o Andy, do Tartuga, mergulhou também para procurar outro spot para jogar a âncora pois aqui, há lajes e muitas rochas se mesclando com a areia do fundo. É uma boa ancoragem mas tem que jogar a âncora no lugar certo!
Ao fundo da baía há um restaurante mais seletivo, com preços mais caros, já havíamos visto comentários a respeito e assim nem fomos em terra conferir. No fim do dia fomos para um happy hour no veleiro Tartuga e curtimos a companhia dos amigos entre drinks e jogo de cartas.
No dia seguinte, final do dia o vento chegou, com ele veio a chuva forte e granizo. O Renato estava acompanhando a movimentação da chuva no aplicativo e ela estava sobre uma área enorme e vinha da direção de Creta, Rhodes, pegando uma grande porção da Grécia antes de chegar por aqui. As rajadas chegaram perto de 80 quilômetros por hora e o vento só acalmou perto do amanhecer.
Em dias assim, o Renato coloca sua roupa de tempo e fica acompanhando a movimentação do barco. Eu fico dentro com a Bella, que às vezes se assusta com o barulho da tempestade. Mas nada como um dia atrás do outro…  Na manhã seguinte o tempo estava bom, saímos com o dingue do Tartuga para passear na baía e fizemos planos para mudar de ancoragem.

Esta liberdade que temos de mudar de lugar em lugar é muito boa, podemos só experimentar um lugar ou podemos nos demorar para curtir as coisas boas que o lugar oferece, temos nossa casa com a gente, os amigos por perto e muitos novos lugares para descobrir e assim lá vamos nós em busca de uma nova ancoragem.

Namastê 🙏🏻🇹🇷

10 de  Novembro  de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea na Turquia  🇹🇷

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Novos lugares pra lá de especiais!

  1. Ana Lapa disse:

    Bom diaaaa Cassi e Renato, que os ventos tragam proteção , muito lindo esses lugares, delícia ter essa liberdade, saudades bjo grande, na Bella também 🥰🥰

    Curtir

  2. Herbert Vicentin disse:

    Bons ventos meus amigos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s