Deleite Turco ­čç╣­čçĚ

Passar pela Turquia e experimentar “turkish delights” (deleite turco), doces feitos com amido de milho e a├ž├║car, tamb├ęm chamados de “lokum”, ├ę sentir-se dentro da rica cultura turca.
Os doces s├úo coloridos, feitos com ├ígua de rosas de damasco, conhecidas por sua fragr├óncia fina, colhidas comercialmente para fazer o ├│leo de rosa e s├úo tamb├ęm usadas na fabrica├ž├úo de perfumes.
As p├ętalas das rosas s├úo comest├şveis e muito usadas para temperar alimentos, como guarni├ž├úo e para envolver alguns tipos de doces, sendo preservadas no a├ž├║car.
Com este sabor ├║nico, o lokum pode ser encontrado em v├írios sabores como lim├úo, laranja amarga, bergamota, canela, rom├ú, a├žafr├úo, chocolate, hortel├ú e muitos outros sabores e tem uma textura macia e el├ística.Um outro tipo de lokum lembra o marshmallow, e pode ser encontrado com nozes picadas, pistaches, amendoas, avel├ús, frutas secas, etc., s├úo enrolados em flocos de coco, p├ętalas de rosa de damasco ou mais nozes, amendoas e pistache, ├ę um verdadeiro deleite.
A palavra lokum vem do ├írabe, r─üߪąat al-ߪąulq┼źm, que significa “conforto para a garganta” e eu diria tamb├ęm para a mente, pois ao com├¬-los nos trazem boas sensa├ž├Áes e saciedade. Sabe-se que a primeira loja de lokum abriu em Istambul ainda no s├ęculo XVIII e que no Periodo Otomano era feito usando mela├žo e mel.Entre os tantos doces turcos, destaca-se tambem o Baklava, uma sobremesa tradicional originaria das tribos turcas que habitavam a ├üsia Central.
É feito com massa folhada muito fina geralmente recheada com frutos secos como amêndoas ou pistaches e coberta com mel ou xarope doce.
H├í relatos que durante o Imp├ęrio Otomano, nas cozinhas imperiais do Pal├ício Topkapi, j├í era servida a Baklava e mais tarde, no final do s├ęculo 19, pequenas confeitarias foram abertas em Istambul e nas capitais provinciais.
Um bom Baklava ├ę reconhecido pelo seu som crepitante ao.morder e por seu cheiro caracter├şstico de manteiga fresca.
Passeando pelas cidades e vilas da Turquia, prepare-se para experimentar os doces turcos, com certeza voc├¬ vai gostar, s├úo mesmo irressist├şvelmente lindos de se ver e muito saborosos.  Namast├¬! ­čÖĆ­čĆ╗­čç╣­čçĚ

02 de junho de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea na Turquia. ­čç╣­čçĚ

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s