Barco preparado, levantamos âncora em direção a cidade de Fethiye mais ao sudeste da Turquia. Saímos às 7 da manhã e com ventos fracos soprando de norte, seguimos à motor. Ficamos em Marmaris por quase 4 meses e já era hora de partir.
(Clique para ver a rota)
Fomos contornando o continente e encontramos várias outras embarcações no caminho, inclusive um návio de querra, que saiu de uma base próxima e passou a nosso bombordo.
A surpresa dessa navegada ficou por conta das montanhas com seus picos nevados, que realmente não esperávamos mais ver e nos surpreenderam com sua beleza.
Chegamos! A baía de Fethyie é grande, há uma Marina e um grande pier contornando toda a orla, onde ficam as escunas, aqui chamadas de Gullets, e os barcos de passeios turisticos.
Ancoramos a aproximadamente 1 milha do pier ficando mais protegidos e tivemos uma ótima noite, sem vento e com mar tranquilo. Na manhã seguinte colocamos o bote na água e saímos para explorar a cidade que é bem turística e com muitas lojas, restaurantes, mercado público de peixes, frutas, vegetais e muitas especiarias.
Aqui tivemos a alegria de encontrar o veleiro Luma (foto), que havia feito contato com o Renato, via aplicativo do Navily, em setembro quando chegamos na Turquia e agora nos conhecemos pessoalmente. Um casal super querido, ele do Uzbequistão e ela de Belarus. Também reencontramos a tripulação do Sweetie e do Imagine square e saímos juntos para passearmos na cidade.
Mas o que nos chamou a atenção em Fethyie foi a visita as tumbas escavadas nas rochas (rock tumbs) a maior e mais vistosa é a chamada Tumba de Amynthas. Elas tem lindos detalhes arquitetônicos que recriam a fachada e janelas de uma casa e são datadas de quatro séculos antes de Cristo. Entrar neste museu a céu aberto foi fantástico.
Adorando a Turquia 🇹🇷. Namastê 🙏🏻
16 de abril de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Fethiye, Turquia. 🇹🇷