Milos, Ilhas Cyclades ðŸ‡¬ðŸ‡·

1548618814684423

Deixamos a região do Peloponeso. Nossa rota agora é cruzar a Grécia em direção a Turquia para chegarmos lá até a terceira semana de setembro. Seguimos o planejamento do comandante velejando durante durante o dia e descansando a noite ancorados. Assim, no fim do dia chegamos em Milos que faz parte das Ilhas Cyclades, onde há uma convenção de preservação da identidade cultural e por isso as casas são caiadas e tem portas, janelas e domos pintados de azul, o que confere um charme todo especial a estas diferentes casa cúbicas, construções peculiares desta região da Grécia (na região do Peloponeso as casas adotaram o estilo Veneziano).
IMG-20210917-WA0021A ilha de formação vulcânica expõe formas engraçadas de rochas esculpidas pela água e pelo vento ao longo das Eras. Tem também inúmeras cavernas, belíssimas praias de areia fina e sua atividade econômica, alem do turismo, é claro, é a extração de minerais como a obsidiana e a biotita. Há um museu que exibe mais de 11 mil anos de Historia da Mineração e as minas mais antigas do Mediterrâneo foram nesta ilha.IMG-20210917-WA0019
A ilha é famosa por ter sido encontrada uma estátua de Afrodite, a Vénus de Milo,  que já tivemos o prazer de vê-la no Museu do Louvre, em Paris.venusO Renato chamou a atenção para uma informação do Navionics, que usamos na navegação, alertando a ocorrência de águas quentes subindo do fundo do oceano, e que poderiam afetar a leitura correta do sonar de profundidade.
Além da cidade, há sítios arqueológicos, muitas praias e muito o que explorar aqui… porém ficamos apenas um dia e só exploramos a encosta rochosa cheia de cavernas e janelas feitas pelo desgaste das rochas, com visual impressionante e água cristalina, e no fim do dia fomos para uma prainha, próxima do barco e ficamos lá até o sol se pôr. 
Também senti de não experimentar os sabores locais: torta de melancia, de cream cheese e bombons com abóbora branca… deu água na boca!mini_20210916_071521
Na manhã seguinte levantamos âncora,vimos que haviam chegado mais alguns barcos para pernoitar na ancoragem e lá fomos nós Mediterrâneo adentro. Namastê!

Dia 16 de setembro de 2021. Morando a bordo da SV Pharea, Ilha de Milos, Cyclades, Grécia.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Milos, Ilhas Cyclades ðŸ‡¬ðŸ‡·

  1. Euclesio Manoel Finatti disse:

    Cacilda,não me canso em ler seus relatos!!! Você já esta com quantos volumes de seu livro pronto?? Lógico, imagino, que estes seus relatos vão se transformar num gostoso livro para que outras pessoas, que não acompanham vocês, possam conhecer ao ler seus relatos.
    Pergunta: porque ficaram apenas um dia em Mylos, se era um lugar tão legal? Não entendi….rsrsr

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s