Templos Megalíticos de Malta ðŸ‡²ðŸ‡¹

 Uma das boas coisas que temos a oportunidade de fazer durante o tempo que estamos visitando um lugar diferente, sem dúvida, é conhecer sua história, suas tradições e contemplar os lugares e obras mais significativas. 

A convite dos amigos do SV Tartuga e aproveitando nossa ancoragem no sul de Malta fomos conhecer dois templos muito antigos, construídos antes das conhecidas pirâmides do Egito.

20210619_105105Templo Hagar Qim de Malta – Uma das maravilhas megalíticas de Malta (do grego mega, megalos, grande, e lithos, pedra, designa uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes) é o misterioso templo Hagar Qim, localizado em uma colina no sul da ilha, próximo ao mar, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

20210619_105129Entre 3600 e 3200 aC, as civilizações neolíticas ergueram este incrível complexo de pedra usando técnicas bastante avançadas. Devido ao excelente estado de conservação do templo, acredita-se que o mesmo poderia ter sido coberto por uma abóbada de pedra que o protegia do sol e da chuva.

20210619_105225Além disso, em uma de suas paredes está o maior megálito da ilha, com 5,2 metros de comprimento e 57 toneladas. Os construtores do templo usaram pedras esféricas e rampas para colocar essas pedras grandes verticalmente.

20210619_105344Sem dúvida, a parte mais impressionante do templo de Hagar Qim é o buraco elíptico em um dos megálitos que permite a entrada de luz durante o solstício de verão e ilumina uma laje localizada diretamente em frente a ele. Um momento único! histórico Templo Hagar Qim é a chave para compreender a história de Malta desde os primeiros assentamentos da ilha. No interior, restos de esqueletos de animais domésticos foram encontrados, sugerindo que o templo era usado para sacrifícios de animais ou para manter gado. Além disso, a forma do templo e a presença de altares levantam a possibilidade de que fosse usado para rituais religiosos.
Em escavações arqueológicas, também foram encontradas estatuetas no formato de uma grande mulher, de modo que o templo de Hagar Qim pode ter sido dedicado à divindade da fertilidade. Estas figuras, juntamente com pilares de pedra esculpidos com motivos vegetalistas, estão expostas no Museu Nacional de Arqueologia de Valletta.

20210619_105055Templo Mnajdra – A 500 metros de Hagar Qim está o Templo Mnajdra. Datado de 3000 aC, é construído em pedra calcária e está localizado junto a uma falésia. Neste caso, o templo está alinhado com as estrelas de tal forma que a luz entra por um orifício no salão principal durante o solstício de primavera e outono.

É incrível imaginar o conhecimento astronômico dessa antiga civilização que já o dominava e se beneficiava dos fenômenos naturais do solstício e do equinócio (marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da terra).

Além de nos encantarmos vendo tudo isso, foi geral a sensação de quietude e paz que sentimos nestes templos. Valeu Malta por preservar sua história. Namastê! Fonte: http://www.disfrutamalta.com

19 de junho de 2021. Morando a bordo do SV Pharea em Malta, mar Mediterrâneo.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareaemmalta. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s