Templos Megal├şticos de Malta ­čç▓­čç╣

┬áUma das boas coisas que temos a oportunidade de fazer durante o tempo que estamos visitando um lugar diferente, sem d├║vida, ├ę conhecer sua hist├│ria, suas tradi├ž├Áes e contemplar os lugares e obras mais significativas.┬á

A convite dos amigos do SV Tartuga e aproveitando nossa ancoragem no sul de Malta fomos conhecer dois templos muito antigos, constru├şdos antes das conhecidas pir├ómides do Egito.

20210619_105105Templo Hagar Qim de Malta – Uma das maravilhas megal├şticas de Malta (do grego mega, megalos, grande, e lithos, pedra, designa uma constru├ž├úo monumental com base em grandes blocos de pedras rudes) ├ę o misterioso templo Hagar Qim, localizado em uma colina no sul da ilha, pr├│ximo ao mar, considerado Patrim├┤nio da Humanidade pela Unesco.

20210619_105129Entre 3600 e 3200 aC, as civiliza├ž├Áes neol├şticas ergueram este incr├şvel complexo de pedra usando t├ęcnicas bastante avan├žadas. Devido ao excelente estado de conserva├ž├úo do templo, acredita-se que o mesmo poderia ter sido coberto por uma ab├│bada de pedra que o protegia do sol e da chuva.

20210619_105225Al├ęm disso, em uma de suas paredes est├í o maior meg├ílito da ilha, com 5,2 metros de comprimento e 57 toneladas. Os construtores do templo usaram pedras esf├ęricas e rampas para colocar essas pedras grandes verticalmente.

20210619_105344Sem d├║vida, a parte mais impressionante do templo de Hagar Qim ├ę o buraco el├şptico em um dos meg├ílitos que permite a entrada de luz durante o solst├şcio de ver├úo e ilumina uma laje localizada diretamente em frente a ele. Um momento ├║nico!┬áhist├│rico Templo Hagar Qim ├ę a chave para compreender a hist├│ria de Malta desde os primeiros assentamentos da ilha. No interior, restos de esqueletos de animais dom├ęsticos foram encontrados, sugerindo que o templo era usado para sacrif├şcios de animais ou para manter gado. Al├ęm disso, a forma do templo e a presen├ža de altares levantam a possibilidade de que fosse usado para rituais religiosos.
Em escava├ž├Áes arqueol├│gicas, tamb├ęm foram encontradas estatuetas no formato de uma grande mulher, de modo que o templo de Hagar Qim pode ter sido dedicado ├á divindade da fertilidade. Estas figuras, juntamente com pilares de pedra esculpidos com motivos vegetalistas, est├úo expostas no Museu Nacional de Arqueologia de Valletta.

20210619_105055Templo Mnajdra – A 500 metros de Hagar Qim est├í o Templo Mnajdra. Datado de 3000 aC, ├ę constru├şdo em pedra calc├íria e est├í localizado junto a uma fal├ęsia. Neste caso, o templo est├í alinhado com as estrelas de tal forma que a luz entra por um orif├şcio no sal├úo principal durante o solst├şcio de primavera e outono.

├ë incr├şvel imaginar o conhecimento astron├┤mico dessa antiga civiliza├ž├úo que j├í o dominava e se beneficiava dos fen├┤menos naturais do solst├şcio e do equin├│cio (marcam o in├şcio das esta├ž├Áes do ano e est├úo relacionados ├á incid├¬ncia dos raios solares e ├á inclina├ž├úo da terra).

Al├ęm de nos encantarmos vendo tudo isso, foi geral a sensa├ž├úo de quietude e paz que sentimos nestes templos. Valeu Malta por preservar sua hist├│ria. Namast├¬! Fonte: http://www.disfrutamalta.com

19 de junho de 2021. Morando a bordo do SV Pharea em Malta, mar Mediterrâneo.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #svphareaemmalta. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s