Vida a bordo, amamos muito!!!

Chegar em um novo país pelo mar é algo incrível, você entra por um lado diferente daquele que a grande maioria das pessoas vê, seja via aeroporto ou rodovias. Você não passa pela via normal, faz um grande atalho e geralmente chega num lugar interessante.
Depois de chegar, encaminhar a papelada, por o barco em ordem… É hora de descer para conhecer seu novo quintal. Mas antes disso já procuramos ler algo na internet a respeito da história do lugar… E os países do velho mundo onde já passamos são riquíssimos de história pois são habitados há vários séculos… E o primeiro contato é algo sensacional.

Na Croácia, onde compramos o barco em março de 2018,  tivemos a oportunidade de conhecer o país de norte a sul, ficamos admirados com sua infraestrutura rodoviária, sua logística entre continente e ilhas  e ao velejar e conhecer algumas de suas ilhas maravilhosas descobrimos paisagens incríveis e trazemos conosco imagens inesquecíveis.

Montenegro foi uma surpresa, pequeno e rodeado de montanhas enormes e baías protegidas, adoramos o litoral desse país. Peculiar e acolhedor. Subimos montanhas como só víamos em filmes, ancoramos junto de grandes navios de passageiros, foi um verão muito quente e uma experiencia maravilhosa.  Nos surpreendemos com tantas igrejas católicas, muitas, uma ao lado da outra em vários locais que passamos. Povo diferente e país ainda em recuperação de seu desmembramento da antiga Ioguslávia.

Na Grécia chegamos com muitas expectativas, lugares lindos, comida mediterrânea e também ventos e correntes fortes. Tivemos nossa primeira experiência com o furacão Zorba, momento em que arrumamos o barco e saímos para um hotel, mas felizmente sua força chegou em Mikonos de forma mais amena. Conhecemos Athenas e muitas outras ilhas, vimos um casamento grego em Kytinos, com direito a quebra de pratos e nos deliciamos com os pistaches de Aegina. Fomos e voltamos pelo canal de Corinto e adoramos Corfu.

Chegamos na Itália para passarmos o inverno de 2019 e aproveitamos para passear bastante em terra e conhecer a Costa Amalfitana, Pompeia e Herculano, que ainda não conhecíamos. Comida maravilhosa… o paraíso da pizza, das massas, queijos e vinhos.

Nossa primeira experiencia invernando na Europa e tivemos a felicidade de ficar na marina de Roccella Ionica, na Calábria e lá passar um ótimo tempo fazendo muitos e inesquecíveis amigos do mar, além de contar com o sttaf absolutamente simpático e competente da marina.

Neste período que estávamos na Itália, fomos para o Brasil por quase 5 meses e o  barco ficou na marina.

Chegamos na Tunísia em novembro de 2019 e encontramos um grupo ótimo de velejadores residentes de inverno, americanos, alemães, canadenses, australianos, ingleses, franceses… Fizemos juntos viagens a lugares próximos e conhecemos um pouco desta cultura tão interessante dos Árabes. Nossa primeira vez em um país de religião muçulmana, porém já mais ocidentalizado e amigável.

Deste tempo que passamos em diversos países, sempre há algo que sentimos em deixar… mas logo encontramos outra coisa inesperada que acaba preenchendo aquela falta e assim é a vida de país em país… Descobrindo novas coisas, deixando alguns hábitos para trás e criando outros novos. Aprender é a questão mais presente todos os dias, às vezes aprendendo com os outros, às vezes com novas experiências e assim a bagagem fica cada vez maior e cada vez mais rica.

Somos uma tripulação bem feliz realizando o que planejamos e temos a Bella, nossa Yorshaire de cinco anos, é uma alegria, conquista toda a vizinhança. Ela adora ficar o tempo todo no cockpit, controlando todos os que passam em frente do barco e quanto está dentro do barco, sempre seguindo o Renato pedindo colinho, uma fofura, super querida e além de tudo ainda é a nossa pequena guardiã… Ninguém se aproxima do barco sem que ela nos avise primeiro, tanto de dia quanto a noite  ela está sempre alerta.  Felizmente para nós, ela não gosta de água e assim toma sempre o maior cuidado para não escorregar e cair no mar.

https://youtu.be/hpBLh8V5oHA

É isso. Essa água salgada faz a nossa vida ficar doce!  Namastê 🙏🏻

Dia 1358 morando a bordo, 11 de março de 2020. Invernando em Monastir Tunísia.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Vida a bordo, amamos muito!!!

  1. Vitor Pereira disse:

    Muito lindo esse teu post!!! Temos também uma guardiã e curiosa que sempre nos avisa quando alguém se aproxima de nosso veleiro! #stayathome e BV

  2. Rute disse:

    Muito bem amigos,! A vida no mar é realmdnte muito boa Bons ventos

  3. Marcos F Gama Lobo disse:

    Nossa….tanta coisa nova e surpreendente…ah que viagem dos sonhos……sugiro que coloque todo este conhecimento num livro, incluindo muitas dicas para futuros aventureiros. No futuro acrescente Lisboa na vossa rota, não vão se arrepender.
    Bons ventos com estrelas a barla.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s