Aqui também tem Coliseu romano, El Jem, Tunísia 🇹🇳

Hoje nos juntamos a outros casais de velejadores que estão na mesma marina que nós e fomos conhecer a cidade de El Jem, conhecida por abrigar um segundo Coliseu, isso mesmo, uma réplica muito bem conservada do Coliseu de Roma. Foi construído pelos romanos na período que dominaram este território. Compramos o ticket com direito a entrar no Coliseu e visitar um Museu de Mosaicos.
O Coliseu é fascinante, sua estrutura está mantida e é possível andar no subterrâneo onde ficavam os gladiadores e as feras e também andar pelas galerias e arquibancadas onde ficavam os observadores. Soubemos que acontece um importante festival de música e ficamos imaginando a maravilha que deve ser a realização de um grande show neste espaço. Quando visitamos Athenas, vimos o anfiteatro onde o Yanni gravou um show, que gostamos muito.
A pequena cidade se espalha ao redor do Coliseu e vimos as pessoas vestidas com roupas típicas em sua maioria, ou seja, mulheres com véu e homens com um longo casaco até os pés e com grande capuz. Seguimos e visitamos o Museu de Mosaicos, ficamos pasmos, de boca aberta com os mosaicos que encontramos lá. Paredes inteiras com mosaicos que mais pareciam tapetes de tantos detalhes, cores e formas. Muitos mosaicos preservados em sua totalidade, alguns com partes quebradas… Mas foi magnífico poder observar e registrar um pouco desta atividade cultural que os romanos deixaram por aqui.
Almoçamos um lanche típico daqui, pedido na beira da calçada e montado rapidamente pelo atendente, um pão tipo pita com frango assado, molhos apimentados e batatas fritas… Bem gostoso.
Saímos de Monastir com uma Van e na volta resolvemos pegar o trem… Bem barato o ticket, mas pensa num trem sujo com muita poeira… Depois descemos em Sousse e pegamos o metrô até Monastir. O metrô é bem legal e igualmente barato e dá pra dizer que é bem limpo. Já conhecíamos o Coliseu de Roma mas foi ótimo ver o Coliseu daqui, um pouco menor, acho que para 30 mil pessoas, mas sem filas, sem empurra empurra, sem stress e podendo circular por toda a área, valeu o passeio.
Isto é uma das coisas que adoro na vida de morar a bordo. A facilidade de estar em tantos lugares, inclusive em lugares que nunca nem havia imaginado conhecer e simplesmente desfrutar o que o lugar tem a oferecer, tendo surpresas tão agradáveis como a de hoje, a visita a um Coliseu Romano é a um Museu de Mosaicos realmente incrível. viva a vida a bordo. Namastê 🙏🏻

Dia 1270, 12 de dezembro de 2019. Morando a bordo, inverno no norte da África, Monastir, Tunísia 🇹🇳

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Aqui também tem Coliseu romano, El Jem, Tunísia 🇹🇳

  1. Vera Mass disse:

    Show…não tinha nem idéia que existia outro Coliseu.

  2. Vera Engelmann disse:

    Cacia, muito lindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s