1.000 dias morando a bordo!

Em 18 de março de 2019 completamos 1.000 dias morando a bordo. Antes de termos nosso primeiro veleiro, comprado em 2011, sempre pensava em uma vida tranquila que estava ligada ao equilíbrio financeiro. Poder adquirir coisas, ter coisas e passei 30 anos trabalhando, que é o que todos fazem… Minha mãe dizia: o trabalho dignifica o homem! E eu cresci pensando assim, me empenhando e valorizando este espaço que o trabalho ocupa na vida da gente e que em diversos momentos ele está no topo de nosso rol de preocupações diárias e muitas vezes em detrimento da família e amigos. Mas a vida é assim, temos que crescer, estudar, trabalhar, casar (para aqueles que gostam e estão dispostos a compartilhar sua vida com outra pessoa), ter um bom carro, uma boa casa e grana para fazer as coisas que as pessoas do seu círculo de amizade fazem.
Nunca havia imaginado que romperia tão fortemente todas estas variáveis, que por muito tempo foram meu estilo de vida. Mas… Quando o Renato me levou para velejar pela primeira vez e depois compramos o veleiro… Começamos a curtir uma paz e uma tranquilidade diferente, o contato com a natureza, a simplicidade da vida a bordo e junto a isso começamos a ouvir amigos relatando sobre a vida a bordo, como a Claudia e o Portela, do veleiro Bravo. Fomos a uma palestra deles e ficamos encantados com tudo o que relataram.
Começamos a cultivar a ideia de um dia sair… Morar no veleiro e eis que no dia 21 de junho de 2016, depois de muito planejamento, saímos para realizar este sonho.
Tivemos uma ótima experiência de vida a bordo em Paraty e Angra dos Reis, muitos lugares encantadores, ótimos amigos, clima maravilhoso, quente o ano todo… Mas pensamos em prosseguir com nossos planos e então vendemos o barco no Brasil e viajamos com 4 bolsas de 23 quilos para a Croácia, onde encontramos e compramos nosso barco atual, a Pharea.
Pensar que estamos a bordo há 1.000 dias ainda me surpreende de alguma forma e me espanto com a fácil adaptação para esta vida nova. O mar é ainda um local bastante seguro (como tudo tem suas exceções), meu comandante é bastante competente e isso me deixa muito segura. A vida ficou extremamente simples e ao mesmo tempo complexa, no sentido de que nunca estamos no mesmo lugar, estamos sempre conhecendo novos lugares, a natureza é exuberante e se apresenta de diversas formas, como por exemplo a beleza de uma ilha rochosa e de outra verdejante; um mar com muita fauna e um mar com águas claríssimas; o bom sono embalado pela água do mar (e é claro que as vezes o balanço é insuportável, mas faz parte das exceções), enfim temos uma casa andante, com um quintal sem fim e no caminho encontramos diferentes pessoas, com diferentes hábitos e tudo isso vai nos enriquecendo, vai entrando em nossa bagagem.
Já estamos na Europa há mais de 1 ano e tem sido muito legal e nossa meta é prosseguir neste caminho, conhecendo um pouco mais desse planeta lindo que habitamos. Só gratidão!
Um brinde a todos os velejadores e que venham muitos anos mais. Namastê 🙏🏻

1.000* dias morando a bordo, invernando em Roccella Iônica, Calábria, sul da Itália 🇮🇹 Dias 10 a 18 março de 2019.

*Fiz a correção nos dias de vida a bordo, pois anteriormente havia excluído os seis meses que ficamos parados com o barco na Marina de Itajaí, um tempo de passamos com os pais do Renato.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanaitalia🇮🇹. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 1.000 dias morando a bordo!

  1. Anete disse:

    Esperem por nós! Ano que vem estaremosno mediterraneo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s