Estamos com nosso amigo Flávio a bordo e a ideia é conhecer mais algumas ilhas do Golfo Sarônico, estas em destaque na cor rosa do mapa. As ilhas são a principal característica da morfologia da Grécia e parte integrante da cultura do país e da sua tradição. São mais de 6.000 ilhas e ilhazinhas no Mar Egeu e no Mar Jónico e apenas 227 ilhas são habitadas.
Saímos cedo, pegamos um ventinho que deu para velejar um pouco e chegamos ainda pela manhã na Ilha Methana e atracamos numa pequena marina pública em VathY (37°35.668’N / 23°20.171’E), onde ainda haviam algumas vagas. É interessante chegar na marina sempre pela manhã para encontrar vaga ou senão, ancorar próximo e ficar aguardando a saída de alguma embarcação para poder entrar. Aqui nas Ilhas da Grécia 🇬🇷 diferentemente da Croácia 🇭🇷, o custo é bem acessível nas Marinas públicas, valendo a pena atracar para abastecer de água e descer no pier em frente a vila para uma refeição ou repor algum suprimento em falta.
Atracamos e vimos um cardume de peixinhos 🐠🐠🐠 voando como numa piracema, arrumamos o cockpit e descemos tomar um draft beer no restaurante em frente a marina, depois almoçamos a bordo e fomos fazer uma caminhada até o vulcão…
andamos bastante curtindo a paisagem e tirando muitas fotos até chegarmos ao pé do vulcão 🌋 onde observamos as rochas provenientes da lava derramada, uma composição bem diferente e única. A vila é pequena e charmosa, poucas casas, pessoas de idade mais avançada e muitos turistas, como sempre temos encontrado. Ficamos impressionados com a pequena e acolhedora marina, lembramos de nossa pouca estrutura náutica no Brasil… aqui nas ilhas toda a vila ou cidadezinha tem um pier para atracar, não se põe o pé na lama nunca, sempre há restaurantes e comércio local voltado às necessidades dos turistas…
ou seja o pier não degradou o ambiente, ao contrário, fomenta o comércio e o turismo local, os gregos estão de parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻. Namastê 🙏🏼
Dia 679. Morando a bordo, Ilha Methana, VathY, Golfo Sarônico, Grécia 🇬🇷. Dia 16 de outubro de 2018.
Foi um belo passeio, seja velejando seja caminhando. Águas transparentes, ilhas bem
Abrigadas (alternativas na dependência orientação do vento) e estrutura Nautica acessivel.
A subida ao vulcano foi num dia ensolarado
com temperatura agradável. A cada instante
Caci sempre curiosa encontrava uma árvore
diferente, com frutos não menos diferentes
e inclusive os experimentava….
Muitas oliveiras onde caci chamava a atenção
para o contorno dos caules, revelando suas
idades.
Capitão renato, sempre atento à navegação
com habilidade e tranquilidade sempre
escolhendo boas atracações para sua
bela embarcação pharea.
CurtirCurtir