Azeite de oliva, irresistível 💙 🇬🇷

Desde a Croácia 🇭🇷, passando por Montenegro 🇲🇪 e chegando na Grécia 🇬🇷 temos visto oliveiras plantadas nos quintais… o azeite é um produto que sempre solicitamos à mesa, por ser saboroso e realçar o sabor dos pratos, agradando o paladar, acho que não conheço alguém que não goste…
Conhecemos um Croata ainda no Brasil, que falou que sua família tem alguns pés de oliveira de onde fazem seu próprio azeite de oliva, que luxo!!!
O processo de produção do azeite extra virgem, inicia em até 24 horas após a colheita das azeitonas, o respeito a este intervalo de tempo é um dos itens que garantirá a baixa acidez. As azeitonas são colhidas algumas ainda verdes e outras já roxas (por estarem mais maduras), são extraídas as folhas e galhos que eventualmente tenham ficado junto, são lavadas e levadas inteiras para a moagem, depois essa massa é prensada, centrifugada e assim obtido o azeite de oliva. Se feito com azeitonas somente verdes, terá uma cor verde clara e se feito com azeitonas maduras, roxas, terá uma cor mais dourada. Porém, geralmente são misturadas, pois no pé sempre existem verdes e maduras ao mesmo tempo. Um litro de azeite usará no mínimo 5 kilos de azeitona. Cada safra um sabor… o que muda é o grau de acidez que quanto menor melhor.
Fantástico saber que uma oliveira vive por mais de 150 anos… já vimos algumas bem velhas na Grécia 🇬🇷 e sua produção começa a partir dos 5 anos e seu auge se dá aos 35 anos… é uma cultura passada de geração em geração, como um patrimônio…
Pesquisando na internet listei alguns benefícios…
* Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular;
* Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K);
* Fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer;
* Ação anti-inflamatória;
* Fonte de gordura mono e polinsaturadas, benéficas para a saúde;
* Fonte de vitamina E.
Não há como resistir a este tempero saboroso e totalmente do bem!
Já as azeitonas em conserva, passam por um processo de várias lavagens até perder seu amargor e depois são colocadas na salmoura para conservar. Aqui encontramos azeitonas mais caseiras vendidas a granel, com sabor e aparência diferente daquelas que passam por processo industrial, muito boas!
Mas voltando a falar do azeite, nos causou estranheza não encontrarmos azeite disponível em todos os restaurantes… e em alguns trazem um sachê que é cobrado junto com a conta… agora, nas receitas que levam o azeite no preparo, aí sim é bem servido e a comida grega é muito boa!

Dia 669. Morando a bordo. Ilha de Aegina, Golfo Sarônico, Grécia 🇬🇷. Dia 05 de outubro de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s