A cidade de Itajaí fica próxima a conhecida e super frequentada Balneário Camboriú, possui várias praias mas se mantém calma e tranquila, sem muito agito.
Desfrutamos de praias, passeios e longas caminhadas, nos identificando assim com esta cidade que nos reserva um visual lindo tanto de sua natureza, suas praias e o Molhe, como quanto ao capricho na época do Natal, demonstrado pelas avenidas floridas e enfeitadas com luzes natalinas, assim como a praça da igreja matriz toda iluminada.
Reparamos que há muitos imigrantes Haitianos em busca de trabalho, de uma condição de vida melhor e que foram aceitos pela sociedade local e vivem de forma harmônica.
E já se foram seis meses de estada aqui e neste tempo pudemos curtir muito esta cidade litorânea, às vezes nos parecendo um pouco provinciana, mas sem dúvida muito bacana e com qualidade de vida invejável. A gestão municipal fez um belo trabalho com a Beira Rio, que inicia no centro da cidade e depois avança até a praia de Cabeçudas. Todo o perímetro foi cuidadosamente feito respeitando e delimitando espaço aos pedestres, ciclistas e corredores de rua. A Beira Rio, é também a via gastronômica onde estão os principais restaurantes. Come-se muito bem com preço justo. Os frutos do mar são a principal pedida. Nela há também o Mercado do Peixe, com espaço gastronômico e com o diferencial que pode-se comprar o peixe ou fruto do mar e levar ao restaurante do Mercado que preparará a porção, conforme a preferência do freguês, para comer ali mesmo!
Algumas lojas do comércio fecham ao meio dia, preservando um velho costume, bom para os funcionários que podem almoçar em casa e descansar em seu intervalo do almoço, este é um indicativo de qualidade de vida, sem dúvida.
Uma particularidade são os portos de Itajaí e Navegantes, às margens do Rio Itajaí-açu, que separa as duas cidades, uma em frente a outra. Os portos tem boa movimentação de cargas e a área de manobra, carga, descarga e atracação é praticamente no centro da cidade. Ao andar pela Beira Rio, ou mesmo pelas janelas e varandas dos edifícios, é possível acompanhar a manobra de entrada dos navios nos portos, tornando-se às vezes uma visão surreal e surpreendente.
Também às margens do Rio Itajaí-açú, no chamado Saco da Fazenda, fica a Marina de Itajaí, símbolo do polo náutico local, com infraestrutura para receber regatas internacionais de vela, como a Transat, Jacques Vabre e a Volvo Ocean Race. Seus píers abrigam em sua maioria lanchas e também alguns veleiros, como o nosso que ficou na Marina nestes seis meses. A Marina também é procurada por grandes veleiros que fazem charter na região da Antártica e sobem à costa sul em busca de infraestrutura e logística para reparos e manutenção dos barcos.
Resumindo, a cidade é muito bacana, oferece boa infraestrutura, é limpa e tem um povo muito gentil de colonização açoriana, e destaco com ênfase a educação de trânsito daqui, pois pasmem, os veículos param para que os pedestres cruzem nas faixas , mesmo sem sinaleira. Comportamento nota 10! Namastê 🙏🏻
-
Posts recentes
Comentários
Edilsa Adelaide Redi… em Uma ancoragem super agradável,… Juliane Marafon em Ilha de Simi, pedacinho do par… Regina Célia Zanelat… em Ilha de Simi, pedacinho do par… Regina Célia Zanelat… em Dando adeus a Turquia 🇹🇷, rumo… Flavio Studart em Veleiro pronto para cruzar o… Calendário
-
- Follow Sailing Vessel Pharea on WordPress.com
Turkey
Morando a bordo