Seis meses em Itajaí, na bela e Santa Catarina!!

A cidade de Itajaí fica próxima a conhecida e super frequentada Balneário Camboriú, possui várias praias mas se mantém calma e tranquila, sem muito agito.
Desfrutamos de praias, passeios e longas caminhadas, nos identificando assim com esta cidade que nos reserva um visual lindo tanto de sua natureza, suas praias e o Molhe, como quanto ao capricho na época do Natal, demonstrado pelas avenidas floridas e enfeitadas com luzes natalinas, assim como a praça da igreja matriz toda iluminada.
Reparamos que há muitos imigrantes Haitianos em busca de trabalho, de uma condição de vida melhor e que foram aceitos pela sociedade local e vivem de forma harmônica.
E já se foram seis meses de estada aqui e neste tempo pudemos curtir muito esta cidade litorânea, às vezes nos parecendo um pouco provinciana, mas sem dúvida muito bacana e com qualidade de vida invejável. A gestão municipal fez um belo trabalho com a Beira Rio, que inicia no centro da cidade e depois avança até a praia de Cabeçudas. Todo o perímetro foi cuidadosamente feito respeitando e delimitando espaço aos pedestres, ciclistas e corredores de rua. A Beira Rio, é também a via gastronômica onde estão os principais restaurantes. Come-se muito bem com preço justo. Os frutos do mar são a principal pedida. Nela há também o Mercado do Peixe, com espaço gastronômico e com o diferencial que pode-se comprar o peixe ou fruto do mar e levar ao restaurante do Mercado que preparará a porção, conforme a preferência do freguês, para comer ali mesmo!
Algumas lojas do comércio fecham ao meio dia, preservando um velho costume, bom para os funcionários que podem almoçar em casa e descansar em seu intervalo do almoço, este é um indicativo de qualidade de vida, sem dúvida.
Uma particularidade são os portos de Itajaí e Navegantes, às margens do Rio Itajaí-açu, que separa as duas cidades, uma em frente a outra. Os portos tem boa movimentação de cargas e a área de manobra, carga, descarga e atracação é praticamente no centro da cidade. Ao andar pela Beira Rio, ou mesmo pelas janelas e varandas dos edifícios, é possível acompanhar a manobra de entrada dos navios nos portos, tornando-se às vezes uma visão surreal e surpreendente.
Também às margens do Rio Itajaí-açú, no chamado Saco da Fazenda, fica a Marina de Itajaí, símbolo do polo náutico local, com infraestrutura para receber regatas internacionais de vela, como a Transat, Jacques Vabre e a Volvo Ocean Race. Seus píers abrigam em sua maioria lanchas e também alguns veleiros, como o nosso que ficou na Marina nestes seis meses. A Marina também é procurada por grandes veleiros que fazem charter na região da Antártica e sobem à costa sul em busca de infraestrutura e logística para reparos e manutenção dos barcos.
Resumindo, a cidade é muito bacana, oferece boa infraestrutura, é limpa e tem um povo muito gentil de colonização açoriana, e destaco com ênfase a educação de trânsito daqui, pois pasmem, os veículos param para que os pedestres cruzem nas faixas , mesmo sem sinaleira. Comportamento nota 10! Namastê 🙏🏻

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em Para saber.... Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s