Dia 156 (24/11/16) quinta, 🌤🌞🌤, Trilha Ubatubinha e Praia da Longa, Sítio Forte, Ilha Grande, RJ. Como hoje é dia de trilha, caprichamos no café da manhã, arrumamos a mochila, fomos de bote até a praia e seguimos a pé pela trilha chamada de T6, que vai do Sítio Forte até Praia Grande de Araçatiba.
Logo que ganhamos altitude tivemos a vista linda dos veleiros ancorados na Praia da Tapera. Andamos mais um pouco e chegamos na Praia de Ubatubinha, bem bonita, água clarinha, já remei de stand up por aqui. Muitos peixinhos coloridos nas rochas da encosta. Tem uma casa com gansos, que vigiam a propriedade e na curva a direita há uma outra casa, onde já foi pousada e restaurante do Lelé. Seguimos caminho entrando agora na trilha para a Praia da Longa, que ainda não conhecemos.
Chegamos e vimos que é uma vila de pescadores, com uma Igreja de São Pedro bem de frente para o cais. Perambulamos por lá até descobrir que um dos pescadores, que ainda estava embarcado tinha peixe para vender e assim compramos uma bela “bicuda”. Com o peixe numa sacola com um pouco de gelo começamos a retornar.
Chegamos em uma hora e lá fomos nós limpar o peixe na popa do barco. A estratégia para não sujar a popa é abrir um saco plástico e limpar o peixe sobre ele. Pedi ajuda ao Renato para temperar e assamos a bicuda que ficou uma delícia 🐟😀. Descemos para a praia no final da tarde e encontramos a Skipper Cris, que conhecemos no Bracuhy. Estava fazendo Charter para jornalistas que farão matéria para a revista da gol sobre a Ilha Grande e seus encantos. Deu tempo de standapear e depois retornamos o barco, onde a Bella nos aguardava cheia de saudades. Dia nota 10! Namastê 🙏🏼