A cidadezinha paranaense fica quase na divisa com o estado de São Paulo, às margens da baía de Paranaguá. Rodeada por reservas de mata Atlântica, tem cachoeiras, trilhas e para completar o ambiente, golfinhos costumam dar o ar da graça no início da manhã e no fim da tarde – para avistá-los, basta sentar nos banquinhos da praça principal.
Parque do Superagui abriga ilhas, praias, aves e animais. Guaraqueçaba é ainda o ponto de embarque para o Parque Nacional do Superagui, uma área de 45 mil hectares que engloba as ilhas de Superagui, das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho.
Os passeios de barco levam às praias onde as principais atrações são os animais ameaçados de extinção, como o papagaio-da-cara-roxa e o mico-leão-da-cara-preta.
Também marcam presença as aves marinhas, como o biguá, a fragata e a garça branca.
Navegação: Saímos de Antonina-PR a bordo do Relax no dia 31 de dezembro, na companhia dos veleiros Furioso e Teimoso, do Jorge e da Leandra e do Mauricio e da Vera, respectivamente. Com previsão de deslocamento de 6h porém com a ajuda da maré chegamos em 04:30h. Tempo bom e ensolarado, navegação tranquila chegando a 8 nós.