La Gomera, nossa última ilha nas Canárias 🇪🇸

Dezembro começou e se aproxima a data de nossa travessia atlântica. Esperamos pela melhor condição de tempo para sairmos e aproveitarmos os ventos Alísios que nos levarão até o Caribe. O Renato tem feito todas as manutenções e trabalhado para deixar tudo preparado para sairmos.

Ancoramos em Gran Rey, na ilha de La Gomera, próximo ao porto, em frente a um paredão rochoso bem alto e uma pequena praia de areia escura vulcânica ao lado. Havia vários outros barcos na ancoragen, alguns dias mais de vinte. No porto há um ferry que transporta os turistas entre as ilhas e vários barcos de passeio que saem para a observação de baleias em mar aberto!

No porto há um local permitido para deixar o bote (ah! como é bom!) E ali mesmo, todos os dias duas lindas Raias passeiam pela água rasa, atraindo as pessoas para observá-las e elas são grandes (dois metros de envergadura) e nadam graciosamente!

Estávamos com os amigos Gül e Bobby e fizemos uma caminhada até o topo da montanha no Parque Garajonay, foi muito legal, muitas plantas Canárias pelo caminho, rochas de diferentes cores e formatos e um zig zag rumo ao topo que parecia não ter fim. Mas valeu a pena, naquele dia fizemos 16 km e voltamos cansados para o barco!

A pequena cidade é tranquila, com alguns hotéis e resorts, uma beira mar bem longa que liga a outra praia e novamente hotéis, bares e restaurantes para atender os turistas que passam por aqui. No entorno da cidade há plantações de banana, muito bem manejadas e a qualidade é excelente, doces e “gordinhas”.

Mesmo estando abrigados do vento, pela sombra que a montanha nos proporciona temos sofrido com o constante swell, que balança o veleiro continuadamente.

Tivemos algumas noites bem difíceis, com dificuldade para dormir e também a Bella estava assustada com os ruídos e o balanço contínuo. Mas não há opção e assim, como me disse a Rosa, uma amiga esponhola: Se vives no mar e se ele não está calmo… por certo que vai balançar!

Porém já estávamos cansados do balanço e o Renato decidiu ir para a marina em San Sebastian uns dias antes do previsto para descansarmos, e provisionarmos o barco com comida, água e combustível para a travessia. Assim pudemos deixar tudo pronto para a partida. Na cidade há um grande mercado onde achamos praticamente tudo o que precisávamos e tivemos tempo de colocar tudo em ordem e descansar.

A cidade de San Sebastian é adorável, há algumas ruelas que preservam as antigas casas de pedra, as ruas são calmas, há vários bares e restaurantes próximos e sempre lotados de turistas e muitos velejadores.

Subimos ao mirante e lá uma placa faz um breve resumo de como a ilha de La Gomera sofreu no século 18 com frequentes ataques de vários países europeus que queriam sua posse. Ela era conhecida porque daqui saiam as caravelas para lançarem-se rumo as Américas. Há menções desses fatos espalhados pela cidade, inclusive uma escultura do descobridor Cristovam Colombo.

De costas para o mar, olhando para o vale há quase sempre uma bruma, como uma névoa baixa e soubemos que essa situação ocorre devido aos altos índices de poluição do ar, decorrente da emissão de gases oriundos das usinas de desanilização, de incineração do lixo produzido na ilha, de usinas de cimento e outras. Isso foi uma má surpresa que não esperávamos e pudemos sentir o efeito com o nariz congestionado e ardência nos olhos. Bem a ilha precisa prover e gerir todos os recursos necessários a sua população e ao grande numero de turistas que passam por aqui.

Fora isso, adoramos a cidade, organizada, limpa, com calçadão em frente a beira mar e agora enfeitada e com atividades para celebrar o Natal. Vimos um coral cantando em frente a Igreja e teatro sobre a vinda do papai-noel!

Agora já estamos ansiosos para sair e depois vencidas algumas milhares de milhas chegarmos em Grenada no Caribe.

Namastê 🙏🏻

20 de dezembro de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em La Gomera, Ilhas Canárias, Espanha 🇪🇸.

Avatar de Desconhecido

About Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esta entrada foi publicada em #svphareanaEspanha 🇪🇸, #svphareavoltaaomundo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário