Em nossa viagem rumo ao deserto do Saara, nossa segunda parada foi em Chefchaouen ou “Chaouen” como era originalmente chamada até a independência de Marrocos em 1956. Ela foi fundada no século XV, exatamente em 1471, pelos berberes. Escolheram um impressionante território rodeado pelas montanhas do Rif, onde se refugiaram os mouros e judeus expulsos de Espanha pelos Reis Católicos. Vale destacar que era considerada “cidade santa” e até 1920 era destino proibido para estrangeiros que não professassem a religião muçulmana. Hoje, porém, é um dos centros turísticos de Marrocos. É chamada de Cidade Azul devido ao grande número de casas pintadas dessa cor. Dizem que tudo começou com a ideia de afastar insetos, que supostamente não gostavam da cor azul e que também esta cor era usada para diferenciar as casas dos judeos, ja que a cor verde era a preferida pelos muçulmanos.

Paramos para visitar a Medina, nos pareceu maior e mais movimentada que a de Tetouan. Nos perdemos andando sem direção e somente ao sabor da curiosidade que nos guiava a cada nova ruela estreita que entrávamos.

O comércio está na veia deles, independente do produto que tenham para lhe oferecer, que pode ser especiarias; o óleo de Argan extraído na hora; as bancas de frutos secos com deliciosas tâmaras com nozes; as queijarias onde se vende o queijo fresco jben e os corantes naturais.


Há muitas lojas de tapetes e a cidade é conhecida também pelas tecelagens que trabalham com lã, produzindo cobertores, tapetes e roupas pesadas para enfrentar o inverno rigoroso.



Curioso ver que a ideia do azul está arraigada na população. Além das casas, ruas e escadarias em azul, há muitos lugares acolhedores para posar para uma linda foto, um vídeo e eles fazem isso para você por algum dinheiro.



A noite saímos para jantar com dois casais de amigos Paul e Lori, Bob e Gül, e fomos num lugar bem típico, no caminho para o restaurante passamos por um labirinto de casas azuis e pequenos comércios, o restaurante fica no alto de um vale com um riacho passando embaixo, comida e ambiente muito legal!


Namastê 🙏🏻
07 de outubro de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Chefchaouen, Marrocos 🇲🇦