Locamos um carro para rodar rumo ao sudeste de Marrocos, para conhecer o deserto do Saara, com os amigos Paul e Lori e também nos acompanharam o casal Gül e Bob, que navegam em um catamarã. Foram quase 1.000 km e fizemos um roteiro de 5 dias contemplando algumas cidades indicadas para “turistar”.
Algo interessante para visitar são as Medinas, que nada mais é que a cidade antiga, toda murada e com vários grandes portões para a entrada e saída dos moradores que ainda vivem lá e dos turistas e pessoas que vão visitar a Medina que também é o centro comercial “desse velho mundo”.
Se perder pelas centenas de ruelas estreitas, cheias de vendedores, pequenos locais com comida de rua, com produtos em couro, relíquias de bronze, tapetes tecidos a mão, roupas típicas de cores vibrantes e bordadas a mão, podendo se deparar as vezes com um burro, cachorros, gatos ou galinhas, pois há espaço para tudo.

Confesso que não é o passeio preferido do Renato, mas ele me acompanha pois eu adoro ver esse burburinho!

São ruas muito coloridas, enfeitadas e as portas de entrada das casas, coloridas e feitas artesanalmente com elementos que indicam proteção, trazem um charme todo especial e tudo isso torna o passeio imperdível.


Nas Medinas você encontrará um povo simples, muitos sentados no chão oferecendo seus produtos, os pães são expostos sem proteção, os doces típicos geralmente atraem abelhas ao seu redor, as crianças brincam sem nenhuma preocupação, se vê passar um homem carregando pequenos copos e um bule de chá, que é a bebida mais consumida por aqui.


Nossa primeira parada foi na cidade de Tetouan ou filha de “Granada”, é uma cidade de arquitetura hispano-mourisca. A sua Medina está inscrita como Património Mundial pela UNESCO. É a antiga capital do protetorado espanhol de Marrocos, e atualmente a residência de verão do Monarca Mohamed VI .

É a cidade de Marrocos com mais características andaluzas e fica próxima de Celta, cidade espanhola no continente africano.

Passeamos pela cidade começando é claro, pela Medina, que nos pareceu menor e mais calma do que as que já conhecemos e com muitos produtos diretos do produtor, como vegetais, grãos, especiarias, frutos secos, tâmaras, uma infinidade de doces muito apetitosos, roupas tradicionais e algumas ofereciam roupas, sandálias e chinelos de couro.

Passamos por uma rua com concentração de marceneiros, produzindo moveis e objetos e depois por outra rua mais organizada, somente com joalherias… curioso saber que aqui ainda reina o costumes de oferecer ouro quando se participa de um casamento.


Há também um bairro judeu, e segundo dados de 2014, eles representam 1/5 da população total que é de 350 mil pessoas.

Numa das ruelas estreitas e abarrotadas de coisas a venda, encontramos um Curtume ou Tanaria de peles de ovelha, gado e camelo. São diversos tanques, cada qual com uma função. As peles chegam salgadas, o sal é usado como conservante da pele, já que após retirada ela só dura 6 horas.

No curtume é feita a dessalga e uma série de outras etapas para a limpeza da pele com produtos minerais, como o cal, e também com cocô de pombos (desses que vimos nas ruas). Também o cheiro forte do enxofre usado numa das etapas deixa o ar pesado e mal cheiroso.


Porém todos querem conhecer como é feito este processo milenar, manual, do tratamento da pele até ficar pronta e disponível aos artesãos ou para a indústria. Eles mantém essa tradição passada de pai para filho.
Saindo por uma das 7 portas da Medina, andamos pelo centro da cidade onde há a bela Igreja de Nossa Senhora da Vitória e o Castelo Real, com os guardas protegendo0 toda a área.

Nos encantamos com o visual das casas todas “emendadas” e pintadas de branco, cobrindo a montanha, sem duvida um lindo cenário.

Tetouan foi a primeira cidase de nossa rota rumo ao deserto, a proxima paradas será em Chefchaouen.
Para quem gosta de viajar e mergulhar em diferentes culturas, o Marrocos é um destino super interessante, você pode ir direto a Casablanca e de lá conhecer as principais cidades como Marraquexe, Rabat (que é a capital do país), Fes e ir para Mergouza para conhecer o deserto e passar a noite numa tenda. Há muitas empresas de turismos om pacotes incríveis, vale a pena checar.
Namastê 🙏🏻
11 de outubro de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Tetouan, Marrocos 🇲🇦