Adoramos Cartagena, Espanha 🇪🇸

Era de manhã e estávamos a caminho de Almeria, há cerca de 160 quilometros ao sul, onde o Renato pretendia fazer o pulpito de proa com um profissional indicado pelo amigo Pietro. Estávamos no meio do caminho, já havíamos passado por inúmeras cidades costeiras e estávamos nos aproximando de um porto a nosso boreste e falei pro Renato: “Com esse porto enorme deve haver uma cidade atrás, pois com certeza há muitos trabalhadores no Porto…” e o Renato disse: “Tem sim! já é Cartagena! Vamos parar na marina de lá por dois dias e conhecer a cidade” não precisou convidar duas vezes!!! O Renato contatou a marina pelo rádio, havia vaga e atracamos no coração de Cartagena.

Cartagena é uma cidade milenar, portuária e a base naval da região, ela foi fundada pelos cartagineses por volta de 220 a.C., a cidade floresceu durante o período romano e conserva várias fases de sua história, a Cartagena Punica, a Romana e a Modernista, que podem ser vistas ao andar pela cidade. Aqui novamente nos deslumbramos com a arquitetura dos edifícios históricos, as igrejas e gostamos do arranjo da cidade com várias ruas de comércio com bares, restaurantes e lojas onde só circulam pedestres, dando um charme muito especial a cidade.

Ao entrarmos na baía passamos pelo porto, pela base naval e depois avistamos a marina onde atracamos.

Ao redor de toda a orla um grande calçadão, espaço para atividades e um moderno edifício, vencedor do Prêmio Nacional de Arquitetura, construído para abrigar o Museu Nacional de Arqueologia Subaquática.

Passamos a manhã no Museu conhecendo a história que foi resgatada desde os fenícios, século VII a. C. mostrando muitos elementos, partes de embarcações, fósseis e uma espetacular interação digital para experienciar a metodologia usada nas escavações e buscas submarinas para resgatar o que se encontra no fundo do mar.

Há muito o que se ver nos vários museus, um deleite passear no entorno dos edifícios em estilos barroco, neoclássico e moderno, no centro da cidade tudo se mistura e pode-se passar de um século ao outro em poucos passos.

A noite a cidade ganha um ar festivo, as luzes trazem uma atmosfera especial e os bares ficam lotados para degustar os famosos e gostosos “tapas” pequenos aperitivos que acompanham a bebida. O clima é leve e os espanhóis são muito hospitaleiros.

Caminhamos pelo centro histórico onde há também um Teatro Romano para visitar e subimos ao “Barrio del Foro Romano” que dá uma vista incrível da cidade.

Na marina o Renato aproveitou para comprar combustível e checar o barco para seguir viagem.

A passagem por Cartagena foi muito bacana, a marina super silenciosa, organizada, adoramos conhecer a cidade e ver o esforço feito para preservar toda a cultura inserida naquele espaço e disponibilizar acesso para que cada vez mais pessoas possam conhecer o passado para olhar o futuro com um novo olhar.

Namastê 🙏🏻

10 de setembro de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Cartagena, Espanha 🇪🇸

Avatar de Desconhecido

About Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esta entrada foi publicada em #svphareanaEspanha 🇪🇸. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário