Estávamos ansiosos para conhecer Alicante, uma cidade portuária, com grande influência náutica e o lugar escolhido para a largada da famosa regata de volta ao mundo: The Ocean Race.

Com um pequeno guia fomos explorando as ruelas estreitas do centro histórico, as igrejas, as praças com vários cafés convidando para sentar e curtir a pulsação da cidade. Ficamos impressionados com os inúmeros belos edifícios, palacetes e palácios que hoje abrigam órgãos públicos e hotéis.

Há uma extensa praia ao lado da Marina e em frente a cidade e um calçadão enorme contornando toda a orla.

O Porto fica do outro lado da marina e no seu entorno ruas bem cuidadas direcionam os pedestres para o centro da cidade num elegante calçadão de mosaico representando ondas brancas, azuis e vermelhas feitas com mais de 6 milhões de peças de rocha, que nos lembrou Copacabana. O passeio é super agradável e todo arborizado, trazendo um pouco de frescor e é um lugar de encontro e de caminhada.

Encontramos uma loja náutica onde o Renato comprou a luz de navegação no tamanho e da marca que precisava.

Paramos num quiosque na praça para tomar uma cerveja, o dia estava muito quente e depois fomos almoçar. Menu do dia: gaspacho (sopa fria de tomate), caneloni, lombo com batatas rústicas, torta de ricota e café, perfeito!


Passamos ainda na “Casa Consistorial”, um edifício barroco do século 18 fizemos um tour no segundo piso do palacete que mantinha os móveis, objetos e quadros lindíssimos, mostrando riqueza e o estilo da época.


O edifício tem uma escada no hall de entrada e seu primeiro degrau marca a cota zero do nível do mar para todas as cidades da Espanha. Junto a escada uma linda escultura assinada por Dalí 💖

Visitamos o mercado público que ocupa um edifício eclético com detalhes modernistas construído em 1922. Tudo super organizado com muitos peixes, frutos do mar, carnes, embutidos e também frutas e verduras. Aqui achamos o feijão verde, também chamado de Mung (que germinamos e usamos os brotos como salada) e amêndoas frescas, o petisco preferido do Renato.

O dia estava passando rápido e fomos em direção a Marina Alicante para visitar o Museu da The Ocean Race. O museu conta a história dos 50 anos da regata (1973-2023), que iniciou com o nome do então patrocinador, a cervejaria British Withbread, chamando-se Whitbread Round the World Race, em 2001 passou a se chamar Volvo Ocean Race e em 2019 The Ocean Race. Essa regata acontece a cada 3 anos, e na edição 2005-06, o brasileiro Torben Grael estava no Brasil 1, chegando em terceiro lugar e na edição de 2008-09, estava a borbo do Ericsson 4, que chegou em primeiro lugar! Na site oficial do Museu há uma página contando sua trajetória e enaltecendo seu desempenho. Muito bacana de ver!


Durante nossa caminhada no centro histórico, passando pelas ruelas estreitas, com paredões de edifícios antigos dos dois lados, nos deparamos com a placa indicando o Caminho de Santiago de Compostela…

Acho que eu adoraria fazê-lo, mas isso ficará para depois pois agora estamos focados em nossa saída do Mediterrâneo.
Nem é preciso dizer que adoramos Alicante, uma cidade bonita que encanta por sua história, arquitetura e ótimo astral, com muitos lugares para visitar e conhecer!
Namastê 🙏🏻
08 de setembro de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Alicante, Espanha 🇪🇸