Explorando Menorca, Ilhas Baleares, Espanha 🇪🇸

Nosso incidente ocorreu em Maiorca, mas antes disso, nossa primeira vez em águas espanholas foi em Menorca, a primeira das 4 ilhas do arquipélago de Baleares.

A travessia da Sardenha para Menorca foi bem tranquila, esperamos 3 semanas para parar o vento norte/noroeste que entrou forte no Golfo de Lion, e agora navegamos praticamente sem vento por 31 horas. O mar estava com um azul incrível, característico das altas profundidades, chegamos 2.800 metros, mas o ponto forte foi durante os turnos da noite observando uma chuva de meteoros… vimos dezenas deles cruzando o céu que estava negro pois era Lua nova. O Renato viu o salto de uma grande raia e vimos varias tartarugas marinhas durante o dia e quando ficavam próximas do veleiro mergulhavam rapidamente.

Nossa primeira ancoragem foi em Maó, uma das principais cidades da ilha que abriga uma base militar fantástica, construída pelos ingleses no séc. XIX e hoje aberta a visitação, sendo sem dúvida uma das coisas mais impressionantes que já vimos.

O forte é imenso, ocupa o topo de um braço da Ilha e além das inúmeras construções de defesa, muitas subterraneas, alojamentos, hospitais, conservam ainda os canhões em posição de ataque.

Canhões com 17 metros de comprimento e um verdadeiro laboratório subterrâneo de onde os projéteis eram preparados para o lançamento. Ironicamente esse robusto sistema de defesa nunca precisou ser utilizado, mas segue imponente e atraí visitantes de vários países.

A cidade se define através de sua atividade náutica intensa, barcos de passeio, esportes aquáticos e várias marinas espalhadas pela grande baía que adentra cerca de 6 quilometros, proporcionando uma paisagem única e um movimento contínuo com o vai e vem de embarcações.

No entorno de toda a baía há casas históricas e recentes pintadas de uma única cor, o branco, conferindo uma identidade local.

Toda a orla tem calçadão rodeado de bares e restaurantes e a cidade antiga no alto pode ser acessada por elevadores panorâmicos ou pelas escadarias espalhadas no seu entorno.

A arquitetura do centro histórico cria grandes “paredes” nos quarteirões uma vez que as construções são todas emendadas umas as outras. Explorando as ruelas nos chamou a atenção a limpeza das ruas, nos divertimos ouvindo fragmentos de conversas dos espanhóis locais e andamos até nos cansar e nos darmos por satisfeitos em conhecer esta antiga cidade, cujo nome Maó, foi atribuído em 230 a.C

Saindo de Maó ancoramos numa linda praia cercada por resorts e muitos turistas tomando sol na praia, nadando na área delimitada para natação e brincado na água com pedalinhos e stand up na versão família, ou seja, 2 a 4 pessoas na mesma prancha e familias inteiras se divertindo nos pedalinhos com escorregador. Nesta praia, pela primeira vez recebemos a visita de um barco que fiscaliza a Poseidonia, um tipo de grama no fundo do mar, importante para a proteção e reprodução das espécies marinhas. O fiscal mergulhou um cone na água cristalina e conferiu se nossa âncora estava unhada na areia ou na Poseidonia e como estava na areia, não tivemos problemas.

No dia seguinte levantamos ancora e seguimos para a próxima ancoragem, na grande baía de Fornellus, ao norte da ilha de Menorca, com centenas de barcos ancorados e um cidade toda pintada de branco novamente, onde passamos dois dias abrigados na baía.

Na foto acima, barcos tradicionais de pesca da lagosta.

Havia dois piers públicos para colocar o bote e ir a cidade e o Renato comprou diesel (ao preço de 2,35 Euros ao litro 😱) e carne para um churrasco a bordo. Um daqueles dias, era quarta feira mas parecia ser domingo!

Saindo de Fornellus ancoramos em uma bela baía, sem construções, bem abrigada dos ventos que estavam soprando, vindos do sul e a idéia era aproveitar a praia e o mar e lá mergulhei e vi dezenas de raias e linguados no fundo, nadando entre a Poseidonia e se escodendo na areia, foi fantástico! Tudo isso sob nosso barco, incrivel!!!

Hora de deixar a primeira ilha e seguir para Maiorca, nosso próximo destino e já encantados com esse pedacinho da Espanha 🇪🇸.

Namastê 🙏🏻

18 de agosto de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Menorca, Espanha 🇪🇸

Avatar de Desconhecido

About Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esta entrada foi publicada em #svphareanaEspanha 🇪🇸. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to Explorando Menorca, Ilhas Baleares, Espanha 🇪🇸

  1. Avatar de Edilsa Adelaide Redivo Pinto Edilsa Adelaide Redivo Pinto disse:

    Um relato maravilhoso de lugares fantásticos, com história conservada para que as futuras gerações tenham noção de como era feito a proteção em outros tempos.
    Amei viajar virtualmente com vocês… abração

    Curtir

  2. Avatar de Carmen e Mauro Carmen e Mauro disse:

    As fotos são lindas!!!
    Pena terem passado pelo incidente e o barco ter ficado com avarias… Mas, felizmente, tudo tem solução…
    Abraços
    Almanaque

    Curtir

  3. Avatar de Werner Lapa Werner Lapa disse:

    Maravilhoso, simples assim, que sempre bons ventos os guie por esses mares . Bjoss

    Curtir

Deixe um comentário