Navegando pela França 🇫🇷

Chegamos em Córsega dia 08 de julho, após 8 horas de navegação com vento suficiente para fazer as velas trabalharem para nós.

Ancoramos em Porto Vecchio, no sul da Córsega, na baía próxima a marina, numa agradável, limpa e organizada cidade, que mantém o centro antigo bem conservado e dispõe de micro ônibus elétrico gratuito para atender a população e os turistas… uma maravilha.

Nos surpreendeu o fato de que o nome das cidades, das ruas, dos bares e restaurantes são na grande maioria das vezes italianos… mas isso se deve ao fato de que em 1768 a Córsega passou ao domínio francês através do Tratado de Versalles, porém andando por aqui nota-se que a influência italiana é latente (foto http://www.viaggemozione.com).

A ilha é linda, com altas cadeias de montanhas chegando a 2.700 metros de altitude, e muito muito mais verde do que a Sardenha.

As praias são, em sua maioria, de areia branca e água turquesa, faz muito calor, o que estamos adorando… uma preparação para o nosso próximo verão no Caribe.

No barco fizemos uma cobertura de cor clara para sobrepor ao bimini e proteger do sol, também mantemos o barco todo aberto para ventilar e as refeições passaram a ser no cockpit que é mais fresco e onde passamos a maior parte do tempo.

Os dias estão longos e o sol se põe as 21 horas, dá tempo de fazer exercícios, passear com a Bella, andar na praia, mergulhar, descansar e aproveitar para fazer pequenas manutenções e deixar o barco em ordem.

Passamos um mês fantástico na companhia dos amigos brasileiros do veleiro Beyond, o Fernando, a Cibele, a Isabella e a Sandy.

Compartilhamos ótimos momentos juntos, nos churrascos deliciosos com picanha da melhor qualidade (achada pelo Fernando), nas idas ao mercado, nos passeios pelas praias e cidades que passamos e na viagem que fizemos até Ajaccio, explorando a cidade onde nasceu Napoleão Bonaparte.

No caminho atravessamos a Ilha de Sudeste para Sudoeste e passamos por inúmeros antigos povoados espalhados pela cadeia de montanhas existente em toda a área central da ilha. Vimos as árvores que produzem a cortiça e muitos objetos a venda feitos a partir deste material.

Nos divertimos muito com a familia Beyond, sempre atenciosos, prestativos e incansáveis para nos deixar sempre a vontade num ambiente leve e harmonioso. Só a agradecer este tempo muito especial que compartilharmos e por todos os mimos recebidos!

Fizemos várias ancoragens em belíssimas praias, a maioria protegida e sinalizando a aplicação de multa se entrar nas áreas protegidas de dunas, se pegar conchinhas, areia ou, em algumas delas, se estiver com cão na praia (não gostamos dessa última, mas sempre respeitamos). A água é cristalina com tom azulado, fazendo as ancoragens ficarem magníficas.

Passamos por Bonifácio, sul da Córsega, e deu vontade de parar para conhecer a cidade, construída sobre uma grande falésia e o visual é simplesmente lindo!

Fizemos caminhada para subir até uma antiga ruína, uma torre de vigilância, que já vimos inumeras por aqui! Valeu a pena o visual lindo de toda a baía.

Em Roccapina, nossa última ancoragem na Córsega, nos despedimos do Sv Beyond, eles partiram para Olbia e nós para Stintino, no norte da Sardenha e caminho para nosso próximo destino, as Ilhas Baleares, Espanha!

Namastê 🙏🏻

20 de julho de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea na Córsega, França 🇫🇷

Avatar de Desconhecido

About Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esta entrada foi publicada em #svphareanaFrança🇫🇷. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Navegando pela França 🇫🇷

  1. Avatar de Anna Anna disse:

    Caci, krásna cesta. Ďakujeme za jej prezentáciu. Som šťastná, že sa plavíte po takom krásnom svete a my to tiež môžeme vidieť a čítať.
    Pozdravujeme Renata a prajeme krásnu plavbu a pekné zážitky. Dúfame, že loď je už v dobrej kondícii. Pá

    Curtir

  2. Avatar de Maurilio Costa de Oliveira Maurilio Costa de Oliveira disse:

    Sempre tive vontade de navegar, primeiro pela Costa brasileira, até o Rio de Janeiro, ou até o Caribe. Para tanto, este ou no próximo ano, verei um veleiro para duas pessoas, onde segurança, facilidade de navegação e comodidade sejam pre-requisitos basicos. Acredito que entre 30 e 32 pés seja o tamanho ideal.

    Curtir

Deixe um comentário