O dia começou com uma navegada de 7 horas, de Scilla até a Ilha Vulcano, mas com direito a bolo de aniversário e café no cockpit, para celebrar o aniversário do amigo Flávio Studart que esta navegando conosco deste Creta, Grécia 🇬🇷. Para chegar em tempo de comemorar o aniversario com um jantar, saímos da cama cedinho para navegar rumo a Vulcano.

Vulcano é uma das sete Ilhas Eólias, um arquipélago italiano na província de Messina, ao norte da Sicília que é composto pelas ilhas: Vulcano, Salina, Lipari, Panarea, Alicudi e Filicudi.

A ilha tem 21 km2 de área, altitude máxima de 501 metros acima do nível do mar, e contém várias caldeiras vulcânicas, incluindo um dos quatro vulcões ativos na Itália que não são submarinos. Curtimos a velejada e ancoramos numa baía protegida já com vários outros barcos ancorados proporcionando uma vista belíssima da baía. Saimos com o bote e o deixamos no pier na lateral da praia, vimos pela primeira vez uma praia com areia escura, bem preta, de origem vulcânica. Caminhamos em direção ao centrinho, onde acontece o vai e vem dos ferry boats, e vimos uma área próxima com aviso de cuidado para não inalar gases tóxicos. Vimos uma piscina natural de lama para tomar banho, havendo, segundo as informações, efeitos terapêuticos, como por exemplo para tratar de artrite. Porém… o cheiro de enxofre é fortíssimo nesta área e o banho de lama ainda não estava aberto.

Nesta caminhada estávamos também procurando por um restaurante, para comemorarmos o aniversário do Flávio, pois muitos ainda não estão abertos para a temporada de verão mas fizemos uma ótima escolha, ambiente agradável, comida gostosa com toque indiano, trazido pelo simpático dono do pequeno e agradável restaurante. Salute! 🎂🍾🥂

Dia seguinte nos preparamos para fazer a trilha que contorna a boca do Vulcão… foram uns 5 km para chegar ao topo numa altitude de pouco mais de 500 metros através de uma trilha em forma de zigue-zag… ufa! Deu para cansar mas a vista valeu a pena e foi bem interessante observar os gases se desprendendo das laterais do vulcão! O Flávio fez fotos incríveis e a Lori do Sv Imagine2 nos acompanhou nesta aventura, adoramos!

Os gases expelidos são tóxicos e bem no topo, conforme a direção do vento, dá para sentir quando o gás é inalado e em seguida vem a tosse, como nós, vimos várias outras pessoas tossindo no mesmo ponto. Dependendo da direção do vento pode ser fechada a visitação, a fim de evitar acidentes ao inalar o gás tóxico.

Uau… Muito interessante ver o Vulcão expelindo gases, há monitoramento contínuo e na cidade placas indicando áreas de encontro e áreas de retirada de pessoas, caso haja algum evento maior.

Noutra ocasião em 2021, estávamos em Taormina e vimos o Etna em erupção… jorrando lava vermelho incandecente… também visitamos Pompéia e Herculano em 2019 e pudemos ver o estrago feito naquelas cidades pela erupção do Vesúvio, devastador.

Parabéns amigo Flávio 🎂🍾🥂 Aniversariar é estar presente, poder realizar sonhos, é ter uma história em construção, por isso comemoramos! Que venha mais um ano com muita saúde, amor, tempo livre e que não falte a vontade de fazer tudo aquilo que te faz feliz!
Namastê 🙏🏻
08 de junho de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Ilha Vulcano, Itália 🇮🇹n
Obrigado #svPharea….
Foi um dia de aniversário em águas azuis, na proa um lindo vulcão e do lado dois queridos amigos. Melhor celebração impossível!!
Bons ventos sempre!!
CurtirCurtir