Cruzando o Estreito de Messina, Itália 🇮🇹

Hoje vamos navegar em direção ao Estreito do mar Mediterrâneo que estabelece a comunicação entre o mar Tirreno e o mar Jónico e separa a Calábria, na Itália continental da Sicília, denominado Estreito de Messina. O estreito tem 32 quilometros de comprimento e 3,3 quilometros na sua menor largura e 15 no seu ponto mais largo.

Atualmente há um ferry boat que liga a Calábria a Sicília, e é interessante saber que foi aprovado projeto de lei para construir uma ponte no Estreito de Messina. Essa iniciativa tem sido debatida há décadas com a promessa de que será a maior ponte estaiada do mundo (3,2 quilômetros), um motor de crescimento para o sul da Itália, além de uma importante atração turística e ainda será a mais bela, verde e segura ponte de vão único do mundo, certificada pelos maiores engenheiros das melhores universidades, porém a aprovação do projeto ainda gera protestos de grupos que acham que o montante deveria ser investido em ações mais urgentes em benefício da população. Essa não é a primeira tentativa de fazer a ponte e se for realmente iniciada, o prazo de execução previsto é de 6 anos.

Para cruzarmos o Estreito aguardamos uma boa previsão de tempo e pudemos sentir a força das correntes marítimas contra no começo do canal e depois mudando a nosso favor. O canal estava bem movimentado, havendo várias outras embarcações em movimento, como navios e ferry boats.

Quando estávamos saindo do Estreito avistamos quatro diferentes barcos, equipados com uma alta torre, com cerca de 90 pés de altura (onde 2 pescadores faziam a observação de peixes) e uma passarela avançando da proa do barco cerca de duas vezes o comprimento do barco (por onde o pescador caminha se posicionando para o arpoamento). O que vimos são os legítimos barcos de pesca de peixe espada, que tem sua temporada de pesca de maio a setembro. O peixe-espada é capturado com o auxílio dos arpões especiais lançados por esses barcos chamados de “Feluccas”. O peixe-espada dorme perto da superfície da água, o que facilita sua localização de cima da torre. Esta foi a primeira vez que vimos este tipo de embarcação e nos chamou muito a atenção!

Algumas rotas de navegação como o Canal do Corinto, na Grécia, o Estreito de Bósforo na Turquia, o Canal de Suez, no Egito, quer naturais ou construídas pelo homem, agregam valor por se constituirem em um atalho para a navegação, reduzindo distancias, facilitando o transporte de pessoas ou cargas e cada um deles tem suas especificidades.

Depois do Estreito rumamos para a baía de Scila para pernoitarmos abrigados. Namastê 🙏🏻

05 de junho de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Estreito de Messina, Itália 🇮🇹

Avatar de Desconhecido

About Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esta entrada foi publicada em #svphareanaItalia🇮🇹. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário