
Nossa amiga Caroline deu a dica sobre os pés de alcaparras presentes nas rochas em torno da ancoragem e como temos andado pelas trilhas, da ilha de Comino, todos os dias, também para caminhar com a Bella, vimos vários pés e arrisquei colher algumas para fazer conserva.
Lendo sobre, aprendi que primeiro nasce a alcaparra, como conhecemos em conserva e se não for colhida ela abre uma linda flor e depois dá o fruto (que parece um mini pepininho) e que também é usada em conserva. Interessante que ao mesmo tempo encontramos os 3 estágios na mesma planta, alcaparras, flores e o fruto!
Maravilhoso, nunca pensei em fazer minha própria conserva de alcaparras… Agora já as coloquei na salmoura e vou aguardar três semanas para abrir e…. Estarão prontas!
Os dias aqui em Malta passam de uma forma muito gostosa, nas ancoragens que temos feito há muitas trilhas silvestres, a paisagem é lindíssima agora com os pés floridos de tomilho, as ilhas muito rochosas com inúmeras cavernas gigantes e muitas começam de um lado e são abertas até o outro lado, dá para atravessá-las e é muito bonito! Quando ancoramos em baias próximas das cidades é fácil deixar o dingue no píer e andar pela cidade, a pé ou de ônibus e fazer mercado, comprar gás, etc…
Malta é um ótimo lugar para estar embarcado, há inúmeras ancoragens e uma coisa muito importante é estar a bordo nos dias mais movimentados para cuidar da ancoragem, pois eventualmente um barco pode jogar ancora sobre a corrente de outro barco e precisamos estar atentos para evitar esse tipo de situação. Nos fins de semana o movimento é grande nas enseadas, pequenas e grandes lanchas, super iates, até carregando seu próprio helicóptero… Uma loucura. Sem falar dos Jet Ski fazendo onda o tempo todo! Sinal que o verão tá chegando por aqui. Namastê 🙏🏻🇲🇹02 de junho de 2021. Morando a bordo da SV Pharea em Malta. Mar Mediterrâneo.