Vivemos na Turquia por 1 ano e 8 meses e é hora de conhecer novos lugares, adoramos este tempo que passamos aqui, é um país lindo, diverso, povo amigável, culturalmente super interessante, a culinária é fantástica, os doces são incríveis e as ancoragens maravilhosas. Aqui reencontramos vários amigos queridos que conhecemos velejando e tivemos ótimos momentos de confraternização.
Para seguirmos nosso rumo preparamos o barco, trocamos a rede ao redor do convés, para proteção da Bellinha, o Paul, nosso amigo austríaco trocou as janelas do dog house, pois haviam amarelado com o tempo… foram dias de trabalho mas valeu a pena… agora a Pharea segue renovada.
Também mudamos os tapetes do salão, deixando o ambiente mais harmonioso e funcional. O Renato finalizou o polimento do convés e da popa do barco e fez uma checagem completa em todos os cabos e equipamentos. Uma pena que há dois dias atrás nosso motor do dingue apresentou problema e agora teremos que mandar arrumar na Grécia, pois será necessário abrir o motor.
O que também nos tomou bastante tempo foram as várias idas ao mercado e a feira para abastecer o barco aproveitando que o câmbio aqui nos é favorável (1 lira turca vale 0,26 centavos de real).
Tinhamos uma lista enorme e também queriamos levar algums alimentos típicos daqui, como o trigo para kibe que é muito bom, o bulgur (que é um tipo de trigo que é cozido como o arroz), atum em lata, azeite de oliva, e mais de 200 garrafas de água mineral, nosso estoque está completo e precisaremos comprar somente frutas, carnes e verduras nos próximos meses.
Saímos para fazer o check-out e passeamos pela cidade nos despedindo e guardando na mente o mapa da cidade e nossos lugares preferidos. Ouvimos o canto de chamado para a prece, que acontece cinco vezes ao dia, transmitido em todas as torres (minaretes) das mesquitas, guardamos na memória a beleza das lojas de doces turcos, a fartura das bancas de especiarias, as vestes longas e os cabelos coberto de algumas mulheres, as incríveis barbearias, uma em cada esquina e que fazem um trabalho digno de spa para os homens, cortam o cabelo, fazem a barba, massageiam a cabeça e a face, extraem os pêlos do nariz e das orelhas com cera e usam bastões com fogo para o retoque final… é incrívelmente bom o tratamento recebido nas barbearias, o Renato já desfrutou disso tudo algumas vezes.
Sentiremos saudade também das boas ancoragens daqui, de ouvir o balido dos carneiros selvagens nas montanhas e das milhares de trilhas carregadas de história construídas em várias e várias gerações… enfim, só a agradecer por este período na Turquia e por todas as pessoas que estiveram com a gente! Agora vamos em busca de novos lugares!
Namastê 🙏🏻🇹🇷
01 de maio de 2023. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Fethyie, Turquia. 🇹🇷
Queridos amigos, que os novos rumos do Pharea sejam de muitas alegrias e bons ventos, sempre. Saudades de vcs. Bjs no ❤️❤️
CurtirCurtir