Mais um Natal ­čî▓ na Turquia ­čç╣­čçĚ

A vida a bordo traz uma calmaria, talvez pela falta de ansiedade vivida antes, quando natal era sin├┤nimo de correria, de muitas compras, de muitos afazeres para que enfim tudo fosse perfeito.

Agora a vida passa mais lentamente e sem picos de grande ansiedade. Nossa rotina acontece no barco, que ├ę a nossa casa, e al├ęm disso usamos nosso tempo para caminhar, conhecer os lugares ao redor de onde estamos ancorados e “viver” dentro do vi├ęs cultural de onde nos encontramos.

Diferentemente do ├║ltimo dezembro, em 2021, que est├ívamos em apenas tr├¬s veleiros ancorados em frente ├á cidade de Marmaris, neste ano tem quase vinte embarca├ž├Áes ancoradas aqui. Muitos barcos com russos a bordo e tamb├ęm canadenses, ingleses, ucranianos, siberianos e outras nacionalidades.

Geralmente nos cumprimentamos no pier, onde deixamos o bote quando vamos para a cidade.

Neste ano a temperatura está bem melhor que o ano passado quando estávamos com 6 graus celsius e agora estamos com 14 graus, bem mais quente e estamos tendo umas duas semanas sem chuva, ou seja, dá para sair todos os dias para caminhar, uma maravilha.

A cidade est├í enfeitada com luzes nas ruas principais e nas lojas encontramos alguns enfeites de natal, por├ęm nada exagerado pois estamos num pa├şs de maioria mu├žulmana e assim a comemora├ž├úo que haver├í aqui ├ę somente a de ano novo. Procurei muito um panetone para comprar mas n├úo encontrei, mas n├úo desisti, farei meu pr├│prio panetone, vamos ver se vai dar certo?!N├│s celebramos o natal no barco e convidamos os amigos do veleiro Tartuga, a Karina e o Andy, para cear conosco.

Arrumamos a mesa com motivos natalinos, instalamos algumas lâmpadas coloridas, preparamos a ceia no forno garantindo assim que o barco ficasse aquecido e confortável.

Nos recordamos dos natais anteriores, o primeiro fora do Brasil foi na It├ília, em 2018, em Rochella I├┤nica, foi uma festa linda com o sal├úo decorado, mesa arrumada “├á italiana”, m├║sica ao vivo com alguns velejadores, com direito a dan├ža e muitos drinques.

No seguinte, em 2019, est├ívamos na ├üfrica, hav├şamos tido um ano dif├şcil com a perda da m├úe do Renato e n├úo sa├şmos para comemorar o natal. Em 2020 continu├ívamos em Monastir e celebramos com amigos do ÔŁĄ´ŞĆ no barco da Caroline e do Dany, amigos canadenses e na companhia da Karina e do Andy tamb├ęm. O Dany preparou uma torta recheada com carne realmente deliciosa, t├şpica da regi├úo onde nasceu no Canad├í e que espero que quando nos encontrarmos novamente ele repita a receita!

Em 2021 j├í na Turquia, nos reunimos com os amigos no catamar├ú da Shannon e Tony, casal de americanos que conhecemos em Monastir, tamb├ęm estavam outros amigos do Red Roo e do Caffe Latte e tivemos um agrad├ível jantar celebrando com os amigos.

E agora a pergunta que fiz ao Renato: – onde estaremos no pr├│ximo natal? – N├úo sei, me respondeu, – mas acho que em algum lugar do Mediterr├óneo em dire├ž├úo a Gibraltar ÔŤÁ­čîÄ­čĺ×­čÉż.├ë, j├í estamos por aqui h├í alguns anos e no pr├│ximo vamos aproar rumo ├á Gibraltar e conhecer lugares incr├şveis pelo caminho!

Neste m├¬s comemoramos tamb├ęm o anivers├írio da Bella, nossa marinheirinha mascote, ela completou oito anos e est├í uma fofura, ela ├ę muito querida e ├ás vezes at├ę fala com a gente ­čśä­čśä­čśä verdade!!!

E agora, semana de fim de ano, muito a agradecer pelos lugares que conhecemos, pelas pessoas que encontramos, pelas visitas que recebemos e por estarmos bem, no nosso ritmo, levando a vida como optamos levar. Namastê!

25 de dezembro de 2022. Morando a bordo do veleiro Pharea, na Turquia ­čç╣­čçĚ.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Mais um Natal ­čî▓ na Turquia ­čç╣­čçĚ

  1. Rolf Gustavo Meyer disse:

    Um ├│timo 2023 para todos n├│s! Abra├žo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s