Na ilha dos coelhos, Turquia 🇹🇷

Chegamos em Bozburun após 5 horas velejando e encontramos uma pequena e charmosa cidade litorânea, banhada pelo mar Egeu, no sudoeste da Turquia, com população permanente de cerca de 2.000 habitantes e que no verão recebe uma grande quantidade de turistas em busca dos passeios de Goulet. No pier da cidade há muitas destas embarcações, uma construção típica em madeira que também é encontrada em Bodrum, local que demos entrada na Turquia em 2021.
Desde o século passado, após registros de historiadores a região é procurada para as chamadas “Blue Trips” termo cunhado pelos escritores do século passado, se referindo aos passeios proporcionados pelas lindas Goulets, tradicionais escunas de dois mastros, que se deslocam mostrando as belezas naturais das enseadas, formadas pelas elevadas montanhas e as água claras de cor turquesa.
Além do turismo os habitantes daqui subsistem com a pesca e a apicultura, que se destaca pelo mel produzido com a florada de tomilho, que é abundante nas montanhas áridas daqui. Neste tempo por aqui não precisamos comprar tomilho, pois sempre apanhamos durante nossas caminhadas e tem um sabor incrível.
Aqui estamos bem próximos de uma das ilhas gregas, a ilha de Symi, que pode ser visitada via ferry boat saindo das ilhas turcas. Mesmo estando a tão poucas milhas de Symi, não podemos ir lá com nosso veleiro, pois não temos permissão de sair com nosso barco do país sem fazer todos  os trâmites legais antes.
A pequena cidade tem uma Mesquita central e uma rua que contorna a beira-mar, às vezes com uma pequena calçada e às vezes mais estreita fazendo com que pedestres e motoristas estejam atentos para evitar acidentes. Há também um longo pier que abriga as inúmeras Goulets e o mais interessante são as trilhas nas montanhas que nos fazem chegar a diferentes lugares nos proporcionando vistas incríveis.

Saímos  para uma trilha com os amigos do Tartuga e do Osprey e nos encantamos com as belezas naturais pelo caminho. Passamos dias super agradáveis andando pela cidade, nos reunindo para um churrasco no Osprey e aqui no Pharea os recebemos para o almoço e preparamos um kibe  de beringela acompanhado de salada de batatas com ovos cozidos.
Aqui nos encontramos novamente com a Joana e o Marcel, do veleiro Chulugi e a Joana nos deu a dica de visitarmos uma ilha, na entrada da baía, onde há coelhos selvagens. Fomos conferir e nos encantamos com tantos coelhos, de repente ao nos aproximarmos da ilha vimos um, depois outro, depois outro e assim dezenas deles chegaram quando atracamos o bote e felizmente a Karina havia levado alface e cenouras e distribuímos para eles…
Foi emocionante . Depois atravessamos para outra ilha que tinha um bom lugar para um piquenique e  assim estendemos as toalhas e fizemos um perfeito piquenique.
No dia seguinte a  Karina, do Veleiro Tartuga convidou a mim e a Sevgi, do veleiro Osprey, para retornarmos a ilha no dia seguinte para levar mais comida aos coelhos. E  assim, passamos no mercado antes de ir, pegamos cenouras, repolho, pepinos, alface e maçãs e fomos para a ilha com a Karina e novamente os coelhos começaram a aparecer logo que atracamos o bote. Distribuímos muita comida a eles, que vinham comer na mão e depois que se satisfizeram começaram a se distanciar e neste momento havia ainda muitas cenouras espalhadas pelo chão e chegaram as cabras, que também são criadas lá soltas e que alguém traz ração e água para elas…
E começaram a comer as cenouras e os outros vegetais que os coelhos deixaram… Bem mansas, podíamos chegar bem perto e passar a mão… Isso não tem preço, foi adorável.
Bem depois de tantas coisas boas e positivas encontradas aqui, fiquei triste quando o Renato falou que iríamos trocar de ancoragem em função da mudança da direção do vento… Por mim ficaria aqui por muito tempo, realmente amei este lugar… Super especial, me fez sentir muito próximo da natureza, da nossa essência. Só a agradecer! Namastê!
15 de novembro de 2022. Morando a bordo do Veleiro Pharea, na Turquia 🇹🇷.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Na ilha dos coelhos, Turquia 🇹🇷

  1. Ana lapa Werner disse:

    Oi Cassi , oi Renato, saudades, lugares lindos, não tem preço conhecer essa natureza exuberante , é esse contato com os animais, linda a paisagem , felicidades bjoss

    Curtir

  2. Amandia Maria Borba disse:

    Linda e plena experiência nestas ilhas. Este diálogo com a natureza é fantástico para nosso equilíbrio emocional. Boas e belas viagens a você, Renato e amigos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s