De Portugal ­čçÁ­čç╣ para a Turquia ­čç╣­čçĚ: recebendo amigos!

Por vezes quando estamos ancorados h├í muito tempo em algum lugar e j├í conhecemos o bastante, a rotina come├ža a se instalar e os dias passam mais lentamente… Por├ęm isso se alterou completamente com a ideia da vinda dos amigos Luiz e Lu├şza… Est├ívamos em Kas e precis├ívamos nos deslocar mais a noroeste, ir para uma cidade mais pr├│xima de Dalaman, que ├ę o aeroporto da regi├úo e depois organizar o barco e pensar no que poder├şamos fazer para aproveitar ao m├íximo a vinda deles para c├í e em meio a isso controlar a expectativa e uma pontinha de ansiedade… Pois ainda n├úo nos conhec├şamos pessoalmente.
Esse foi o cen├írio de nosso encontro, eles vieram de Portugal e passaram dois dias com a gente e depois seguiram para “descobrir” Istambul.
Relembrando, nosso primeiro contato foi em fun├ž├úo do blog, que o Luiz lendo nossos relatos tomou a iniciativa de nos contatar, isso em 2020… E as conversas entre ele e o Renato se tornaram cada vez mais frequentes e o assunto escolhido era praticamente infinito… conversavam sobre vela, navega├ž├úo, equipamentos e um arsenal de temas ligados ao mundo n├íutico e no caminho dessas frequentes conversas foi nascendo um la├žo de amizade… Passou o Covid, viemos para a Turquia, come├žou a guerra entre a R├║ssia e a Ucr├ónia, passou o ver├úo de 2022 e no come├žo desta primavera o Luiz e sua esposa Lu├şza vieram nos conhecer pessoalmente.
├ë incr├şvel quando nos identificamos com algu├ęm, ├ę algo maravilhoso, a amizade flui naturalmente, e quanto mais conversamos, mais nos entendemos e trocamos experi├¬ncias e conhecimento sobre os mais variados assuntos.
E aqueles dias que estavam passando lentamente de repente voaram com a chegada deles. Quer├şamos ter mais tempo para mostrar um pouco da cultura local, as comidas t├şpicas, as especiarias, a arte em cer├ómica e a riqueza das lumin├írias feitas ├á m├úo, usando espelho, mi├žangas coloridas e harmonizadas em desenhos incr├şveis.
Aproveitamos para passear pelas ruas de Fethyie, apreciando sua beira mar repleta de embarca├ž├Áes, eu e a Lu├şza entramos em algumas lojas, depois passamos por muitos bares e restaurantes lotados de turistas e assim eles puderam sentir o “clima” da cidade.
E ├ę claro que no dia seguinte sa├şmos para velejar. O dia estava lindo, ensolarado, quente, com vento de 10 a 17 knots, abrimos as velas, o Renato revezou o comando do barco com o Luiz.
Rumamos em dire├ž├úo a G├Âcek e depois retornamos a Fethyie, almo├žamos sem pressa, conversamos sobre os planos futuros, a simplicidade que podemos trazer para a vida, a tranquilidade que podemos nos permitir ter e a ess├¬ncia de tudo isso, o que realmente importa, que s├úo as escolhas, capazes de nos conduzir para aquilo que nos traz alegria e tranquilidade.
Passamos dois dias maravilhosos, curtindo muito a companhia deles, que s├│ fizeram comprovar o que j├í sab├şamos, que s├úo um casal muito especial, muito unidos, generosos e com certeza faremos acontecer muitos outros encontros, assim como eles fizeram desta vez.
S├│ a agradecer pela vinda de voc├¬s.  Namast├¬!
“Para ser grande, s├¬ inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
S├¬ todo em cada coisa. P├Áe quanto ├ęs
No m├şnimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”
                                    Fernando Pessoa.

10 de outubro de 2022. Morando a bordo do veleiro  SV Pharea em Fethiye, Turquia. ­čç╣­čçĚ

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para De Portugal ­čçÁ­čç╣ para a Turquia ­čç╣­čçĚ: recebendo amigos!

  1. Edilsa Adelaide Redivo Pinto disse:

    ├ë realmente maravilhosa a vida que levam a bordo e ser recebida por voc├¬s foi inesquec├şvel tanto na maneira simples de serem que nos deixa super a vontade quanto na delicadeza de tudo que ├ę compartilhado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s