O verão segue muito quente aqui na Turquia e continuamos na região sudeste entre Fethiye e Kekova. Optamos por ficar aqui devido ao grande movimento de embarcações de passeio e de barcos alugados para charter em outras cidades, o que nos levou a procurar um lugar mais calmo e com mais opções de ancoragens abrigadas, fora das cidades que agregam muitos turistas.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) a Turquia ocupa o sexto lugar na lista dos países mais visitados do mundo (sendo o primeiro França, seguido pela Espanha, EUA, China e Itália em quinto), o que se deve a sua vasta ocupação ao longo dos séculos por diferentes povos, sua arquitetura imponente e grandiosa, sua atmosfera mística e milenar, cidades como Istambul e Capadócia que oferecem diversas atrações turísticas, tais como templos, cavernas e paisagens desérticas e também por sua costa nos mares Egeu e Mediterrâneo.
Todos estes atrativos já justificam uma viagem a Turquia, porém tivemos a felicidade de receber o pai do Renato, José Luiz e a sua esposa Eliana, dispostos a nos acompanhar por quase 30 dias e conhecer um pouco mais dessa simples e ao mesmo tempo complexa vida a bordo.
A chegada deles foi em Dalaman, aeroporto mais próximo de Fethyie e o Renato foi buscá-los no aeroporto e finalmente, após quase três anos nos encontramos novamente.
Eles entenderam perfeitamente que ficaríamos entre Fethyie e Kekova, neste período super turístico nos mares daqui, e fomos construindo nossa programação de passeios, gastronomia e banhos de mar, enfrentando muito calor mas curtindo muito a companhia.
Fomos a Praia, em Goček, nos deliciamos com as comidas típicas, visitamos as “Tombs Rock” (sepulturas escavadas nas encostas rochosas) e perambulamos em Fethyie pelas ruelas da cidade velha e nas ruas cheias de lojas de souvenirs, especiarias e artigos lindíssimos feitos com algodão turco, numa infinidade de roupas, colchas, cangas e coisas para a casa.
Nosso próximo destino foi Kas, uma pequena cidade mais ao sul, onde visitamos o Teatro Grego em ótimo estado de conservação e observamos os sarcófagos, que estão espalhadas no meio da cidade e que representa a cultura dos Licyos, povo que habitou esta região e deixou sua história registrada através da forma como cultuavam seus mortos.
Seguimos em frente e rumamos para Kekova, uma região que tem uma ilha com o mesmo nome e ao seu entorno abriga uma linda e conservada área de relevante beleza natural.
Toda a área passou a ser Área de Proteção em 1990 e observamos que hotéis e resorts que ocupavam a região foram demolidos, hoje somente cabras selvagens ocupam esta área e há uma pequena vila próxima, com pouco mais de 100 habitantes no inverno, mas que porém no verão, recebe um sem fim de turistas que vem para fazer passeios de barco e visitar os locais carregados de ruínas e da história construída ao longo dos séculos.
Beleza natural e história se encontram aqui, muito embora algumas paisagens sejam de altas montanhas rochosas e com pouca vegetação, noutros lugares aparece um verde encantador, que nos lembra o Brasil 🇧🇷 e tudo isso num mediterrâneo azul turquesa.
Sugerimos a eles que fizessem um passeio pela Grécia 🇬🇷, já que estavam tão próximos e assim eles foram para Rhodes, com o ferry boat que saiu de Fethyie, num bate e volta no mesmo dia.
Também fomos para Demre, uma cidade próxima de Kekova onde há o Museu e a Igreja de Saint Nicholas 🎅, ou seja, do nosso conhecido Papai-Noel, onde conseguimos ver onde estavam seus restos mortais antes de serem levados para um museu na cidade de Bari, Itália 🇮🇹.
Ter podido desfrutar da companhia deles nestes dias foi maravilhoso, rimos, conversamos, matamos a saudade e nos encantamos com a Eliana, super querida e muito atenciosa conosco e com o Teixeira. Ver e sentir toda essa felicidade no ar que os envolvia nos deixou felizes, por saber que estão compartilhando uma nova vida juntos, descobrindo um sobre o outro e construindo algo só deles com muito amor ❤️.
Estar com pessoas queridas, que admiramos e respeitamos, não tem preço. Assim como os pais que sempre estão pensando e desejando o melhor para seus filhos, também sentimos uma leveza ao vê-los juntos e felizes!
Sabemos que a viagem foi longa e cansativa, que os dias foram intensos e carregados de muito calor, mas com certeza foram ótimos dias que nos presentearam com sua companhia. Obrigada queridos por estarmos e sermos próximos ❤️. Namastê 🙏🏻
20 de agosto de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea na Turquia. 🇹🇷
É muito gratificante ver todos tão felizes. 😍😍
CurtirCurtir
Parabéns pela Linda e saudável vida!!!
É meu sonho!!!!
Até breve!!!
👏🙏🙌🙏🙌
CurtirCurtir
Belo texto explicativo e recheado de carinho e emoção. Parabéns
CurtirCurtir