Movimento intenso de embarcações em Goček, Turquia 🇹🇷

Ainda não conhecíamos Goček, apesar de nossos amigos velejadores terem comentado que é um lugar único. Goček é conhecida pelo turismo de iates, super iates e veleiros e na região há seis marinas que oferecem infraestrutura e sua localização próxima do aeroporto internacional de Dalaman contribui para o grande número de turistas.
Com paisagens espetaculares Goček fica em uma grande baía, na qual ilhas e enseadas criam um ambiente muito bonito dentro e fora da água.
Em 1988 foi declarada área de proteção especial o que corroborou para a não permissão de construção de grandes edifícios na região, conservando seu ar de pequena cidade, muito embora abrigue luxuosos resorts.
São várias enseadas e 12 ilhas que cercam Goček e proporcionam a visão de um Mediterrâneo intocado com águas cristalinas, belas praias e florestas de pinheiros.
Quando chegamos na pequena cidade de Goček a baía estava tomada por muitas embarcações e havia um vai e vem intenso de dingues buscando e levando pessoas da terra para o mar e vice-versa. Não houve espaço para a ancoragem e assim seguimos adiante para uma das inúmeras enseadas onde ancoramos bem próximos das rochas jogando a âncora na proa e amarrando dois cabos na popa, típica ancoragem do Mediterrâneo. O Renato desceu de dingue procurar o melhor lugar para atar os cabos na rocha e ajudou os amigos a ancorar e enquanto isso fiquei pilotando a Pharea no entorno da baía até que ele retornasse para fazermos nossa ancoragem.
O tempo estava ótimo e cada dia mais quente, desfrutamos bons momentos com os amigos portugueses do Mister Blue, Alexandra e Mário, a Lori e o Pool do Imagine Square (que já passaram um inverno ancorados na Turquia também) e a tripulação do Tartuga e do Sweetie.
Com a mudança da direção do vento fomos para outra ancoragem bem movimentada mas não nos demoramos pois a baía era em forma de “U” e vimos a âncora de um barco subir a de outro barco, inclusive subiu a nossa e a do Tartuga. Algo comum de acontecer neste tipo de baía.
Dia seguinte buscamos nova ancoragem próxima da praia Cleópatra Bay, onde estão as ruínas dos antigos banhos construídos para a Cleópatra por seu esposo.
Aqui em Goček há muitas embarcações e há barcos-mercado que oferecem todos os produtos, frutas, legumes e verduras fresquinhas todos os dias. Basta acompanhar no AIS o rumo do barco-mercado e quando chegar próximo da ancoragem a gente pega o dingue e atraca no barco-mercado para as compras, bem bacana!
Outra facilidade que encontramos aqui é um barco que faz a retirada das águas negras do holding tank. É só ligar e o barco vem, encosta no seu e faz a retirada com uma bomba de sucção à vácuo.

É comum nas ancoragens nesta região o vendo rodar, mudando rapidamente de quadrante e requerendo maior atenção quanto ao entorno… nestas situações melhor é ficar no barco até que o vento acalme, evitando stress ou eventual dano.

Namastê 🙏🏻🇹🇷

30 de maio de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Goček, Turquia. 🇹🇷

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s