4 anos velejando fora do Brasil ­čçž­čçĚ

Em mar├žo comemoramos quatro anos de vida a bordo fora do Brasil ­čçž­čçĚ. Estamos na Turquia ­čç╣­čçĚ como residentes tempor├írios por um ano, passamos o inverno aqui ancorados e agora est├í come├žando a esquentar e vamos conhecer novos lugares ao sul.

├ë inacredit├ível como nossa vida mudou desde 2016, quando decidimos parar a vida em terra e viver a bordo. Sa├şmos de Antonina (PR) e passamos dois anos vivendo entre Angra dos Reis e Paraty (RJ) e essa primeira experi├¬ncia de vida a bordo nos cativou e nos levou a sair do pa├şs para comprar um barco fora e velejar a partir deste ponto. Compramos nosso veleiro na Cro├ícia, em 2018, o que nos permitiu passarmos todos esses anos no Mediterr├óneo. A princ├şpio seria somente um ano e cruzar├şamos o Oceano Atl├óntico rumo ao Caribe, mas aos poucos fomos conhecendo mais e mais pa├şses e a vontade de se demorar em cada um deles nos fez ir ficando. Al├ęm do qu├¬, nosso objetivo ├ę morar a bordo, ent├úo n├úo temos pressa para chegar a outros lugares, podendo assim nos demorarmos o quanto quisermos.

Clique no video abaixo para conhecer o caminho que percorremos nestes anos saindo da Cro├ícia e seguindo para Montenegro, Gr├ęcia, It├ília, Tun├şsia (├üfrica), Malta e Turquia (├üsia) onde estamos agora.

A vida a bordo traz muita tranquilidade e descomplica├ž├úo, os problemas se resumem as coisas do dia a dia e raramente existem problemas que nos tiram o sono. ├ë claro que, por outro lado, estamos sempre atentos ├ás previs├Áes meteorol├│gicas e buscando estar abrigados o m├íximo poss├şvel para enfrentar o mau tempo. As vezes n├úo tem como ficar abrigados cem por cento e nestas horas s├│ resta enfrentar e esperar passar.

Ao contr├írio do que muitos pensam a vida a bordo ├ę cheia de amizades que conhecemos nas ancoragens ou Marinas, pessoas incr├şveis de pa├şses que nunca sequer imaginamos conhecer e neste tempo todo tivemos muitos amigos a volta e um casal em especial, do veleiro Tartuga, que combinamos em seguir viagem juntos em alguns trechos, desde que sa├şmos da Tun├şsia, em abril de 2021.

A grande maioria de velejadores que conhecemos s├úo casais, muitos com mais idade do que n├│s e alguns com filhos ou animais de estima├ž├úo e aqui aproveito para falar da nossa Yorkshire Bella, que tem sido uma companhia fant├ística e uma ├│tima guardi├ú. Ela ├ę alegre e carinhosa, e sempre est├í atr├ís do Renato pedindo colo.

Do nosso pa├şs ­čçž­čçĚ sentimos saudades da fam├şlia, dos amigos e por vezes da boa comida. Por outro lado conhecer outros pa├şses ├ę maravilhoso, quer geograficamente, culturalmente, poder sentir as diferentes tradi├ž├Áes, religi├Áes e comportamentos… tudo isso ├ę enriquecedor e fica ainda mais atraente por nos deslocarmos com o barco, ou seja, com a nossa casa que tem tudo o que precisamos. Al├ęm de conhecer novos lugares, nosso dia a dia se resume basicamente nas tarefas de manuten├ž├úo, reposi├ž├úo de suprimentos e planejamento para onde ir, quando ir e quando seguir viagem, por├ęm sem um calend├írio impondo datas, at├ę por que quem vive no mar se desloca quando o tempo est├í favor├ível e n├úo simplesmente quando quer.

Agora a primavera acabou de chegar e vamos fazer os planos para curtir o ver├úo e a vida aqui na Turquia ­čç╣­čçĚ, passeando por novos lugares, mergulhando quando ├ígua estiver mais quente, perambulando pelos in├║meros bazares e feiras e ├ę claro saboreando a comida daqui, que ├ę deliciosa! Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╗­čç╣­čçĚ

31 de mar├žo de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Marmaris, Turquia. ­čç╣­čçĚ

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 4 anos velejando fora do Brasil ­čçž­čçĚ

  1. Edilsa Adelaide Redivo Pinto disse:

    Que lindo relato da vida que escolheram levar e viver. ├ë tudo fascinante pois a cada dia novos quintais, amigos que se fazem e reencontro de amigos que fizeram ao longo desta aventura maravilhosa…
    ├ë a cultura que se aprende, gastronomia que degusta ├ę o viver de cada dia, que mesmo com algum perrengue fica sempre um saldo positivo…
    Bons ventos…

    Curtir

  2. Regis Luiz Boscato disse:

    Show!!!
    Parab├ęns e sucesso nos novos passeios!!!
    Aquele Abra├ž├úo pra Voc├¬s!!!!­čĹŹ­čÖî­čÖĆ­čĆ╗

    Enviado do meu Samsung Mobile da Claro
    Obter o Outlook para Android
    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s