Como é Marmaris, cidade da Costa Turquesa 🇹🇷

A Turquia é conhecida pelos seus movimentados bazares, como o Grande Bazar e o Bazar de Especiarias, em Istambul e aqui em Marmaris temos Bazar também, que são várias ruas que cortam o centro da cidade e são somente para pedestres e com lojas dos dois lados.

Aqui pode-se encontrar muitas lojas de especiarias, tapetes, comidas rápidas de rua, lojas de doces incríveis, pashminas, scarfs, roupa de cama de algodão, toalhas de praia tecidas em teares manuais, arte em madeira e também muitas lojas de roupas sendo que uma parte delas oferecem marcas “fake”. Nesta época do ano a maioria delas está fechada e fico só imaginando o burburinho nestas ruas no verão.

Um dos nossos passeios favoritos é caminhar pela orla da baía, quase 10 quilômetros de calçada, com banheiros públicos bem limpos, bancos para sentar e contemplar a vista, pista para bike e patinete com vários pontos de locação no caminho.

Há palmeiras em toda a via e elas são numeradas, acreditamos que para monitoramento delas e felizmente, de modo geral, não se vê lixo no chão, uma vez que há inúmeras lixeiras nas ruas, sempre com sacos plásticos e com reposição diária. Ponto para o povo daTurquia

Algo que nos encanta são as estátuas representando a cultura local e dando um ar bem moderno à cidade. Há estátuas de pescadores, pensadores, músicos, turistas, crianças brincando, sereias e também há uma bem grande e imponente em lugar de destaque na beira mar do primeiro presidente da República Turca (1923), conhecido como Ataturk. Deu para perceber o respeito devotado a figura dele, através de sua foto colocada na parede do comércio e nas instituições.

Na cidade há muitos bares e restaurantea e com certeza no verão deve ficar tudo lotado. Além disso há muitos hotéis e resorts que recebem visitantes do mundo todo, principalmente europeus.

Na parte antiga tem o Castelo de Marmaris que foi construido pelos ionianos e reparado mais tarde, durante a era de Alexandre o Grande, rei da Macedônia (século IV a.C.). Infelizmente, durante a primeira Guerra Mundial, o castelo foi atingido por canhões da frota francesa e foi seriamente danificado.

Neste castelo, há 18 casas, uma fonte e um arco na área interna. Após a sua restauração em 1980 e 1990, o castelo transformou-se num museu em 1991. Ele está localizado de frente para o mar, defronte a Marina de Marmaris.

Marmaris é um grande centro náutico, com várias marinas em sua baía, reunindo muitas embarcações particulares e de charter e ficamos admirados com a quantidade de lojas vendendo todo o tipo de materiais e equipamentos náuticos.

São várias ruas com lojas especializadas onde pode-se encontrar tudo para uma embarcação. Mas, o inconveniente é o preço, cobrado em euros e aí fica bem salgado.

A baia de Marmaris é grande e abriga duas grandes marinas e outras menores e para nós cruzeiristas o ponto mais importante é a sua conformação, que oferece abrigo do vento proveniente de diferentes quadrantes.

Assim, mudamos de ancoragem com frequência sempre que o vento muda de direção, pois frequentemente ele chega forte com rajadas de 100 km por hora.

Aqui temos enfrentado muito vento, como já estava previsto pela época que estamos, mas estamos dando conta e com isso nos preparando melhor. Namastê 🙏🏻🇹🇷

20 de janeiro de 2022. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Marmaris, Turquia. 🇹🇷

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s