Estamos no inverno e aqui, praticamente todos os dias, há movimentação de embarcações, algumas para aula de vela e outras para passeios, o que difere em muito dos lugares que estivemos anteriormente, onde a vida náutica para e espera o inverno passar.
A cidade tem uma conformação bem diferente de Bodrum e Yalikavak, onde estávamos antes de vir para cá, não há condomínios subindo e descendo as montanhas, somente edifícios de 3 a 5 andares contornando toda a baía.

Aqui raramente vimos muçulmanos tradicionais (mulheres com a cabeça coberta e os homens usando túnicas) e cada vez mais percebemos que as cidades litorâneas são bem turísticas e modernas e as pessoas que seguem os costumes tradicionais e religiosos tendem a viver mais no interior da Turquia.

As condições de clima aqui são suportáveis para ancoragem, geralmente venta bem, já tivemos ventos de quase 90 quilômetros por hora, às vezes temos muitos dias de chuva seguidos, depois alguns dias mais secos e ensolarados e as temperaturas mais frias se dão pela manhã e à noite. Vimos o termômetro ir baixando a cada dia, estávamos com 14 graus celsius pela manhã e agora já chegamos a 6 graus celsius dentro do barco. Nos dias chuvosos ou com pouco sol o Renato aciona o motor para completar a carga das baterias e fizemos o abastecimento de água a cada duas ou três semanas na Marina, onde aproveitamos para esvaziar o holding Tank (águas negras) e repor o combustível. Nos dias de sol e com vento ameno aproveito para lavar nossa roupa e assim vamos enfrentando este desafio que nos propomos: passar o inverno ancorados!
Temos a companhia de nossos amigos do veleiro Tartuga e vamos seguindo juntos, desfrutando a companhia para mudar de ancoragens, fazer um churrasco e passear pela cidade.

A Bella está muito bem de saúde, temos cuidado para que não passe frio mas agora está muito mimada e só quer colo o tempo todo, uma graça!

Nós não pegamos resfriado e estamos bem também, muito agasalhados, várias camadas e usando touca direto.
Há três barcos de amigos vindos de Monastir que estão na Marina neste inverno e nos encontramos às vezes para um passeio na cidade ou para curtir uma deliciosa refeição turca em algum dos vários restaurantes daqui.

Enfim, está sendo uma boa experiência, possível por haver inúmeras boas ancoragens e lugares como este, que podemos em meia hora nos mudarmos para outra ancoragem, ficando abrigados de ventos de quadrante diferente.
À medida que entramos no inverno o tempo vai esfriando e nós vamos nos adaptando ao frio e as condições mais severas, mas estamos animados e curtindo muito esta experiência. Namastê 🙏🏻🇹🇷
Good winter 😍😘
CurtirCurtir